Programa “Olá Turista†é lançado oficialmente em NatalProjeto atende desde o setor de hotelaria até segurança e saúde. |
Como uma das cidades-sede da Copa de 2014, Natal recebeu representantes do programa “Olá Turista”, que foi lançado oficialmente no salão de eventos do Sebrae nesta segunda-feira (12). Com a meta de capacitar 80 mil profissionais ao setor turístico em todo o país nos idiomas inglês e espanhol, o projeto atende desde o setor de hotelaria até segurança e saúde.
Promovido pelo Ministério do Turismo, as aulas, realizadas on-line (www.olaturista.com.br), serão organizadas pela Fundação Roberto Marinho, especializada na área de ensino à distância. Para o secretário adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sandro Pacheco, é uma oportunidade ímpar para os profissionais.
“A fundação já tem um trabalho reconhecido. São idiomas que abrem as portas do mundo. Vai ser muito produtivo, toda capacitação é sempre importante para melhor e bem atender o turista”, ressalta o secretário adjunto da Seturde.
Dividido em dois módulos, o programa tem duração de 80 horas com três módulos de atuação. O básico, de 56 horas, que aborda os principais aspectos da língua, o profissional, de 12 horas, que especifica expressões para a área na qual o profissional se insere, e o regional, também de 12 horas, voltado para os atrativos turísticos de cada um dos estados.
No lançamento desta segunda, os representantes do “Olá Turista” enfatizaram a preocupação com aqueles que se inscrevem e não dão continuidade ao curso. Os alunos terão o prazo de até 12 meses para concluir o curso e aqueles que passarem um mês sem acessar o sistema serão automaticamente eliminados, dando lugar ao pessoal do cadastro reserva. Antes disso, os participantes terão de passar por um processo seletivo simplificado, com verificação de dados e teste de português.
Além de pessoas físicas, o “Olá Turista” também permite a inscrição de associações, sindicatos, empresas e instituições com o CNPJ vinculado ao setor do Turismo. Após o cadastro, as instituições terão o número de vagas confirmadas e irão gerar os códigos de acesso de cada participante. As associações deverão direcionar adequadamente os códigos aos profissionais interessados em participar do programa.
Sobre a certificação, o aluno realiza um teste que mede seu aprendizado ao final de cada um dos módulos. Ao final do curso, se atingir um rendimento de 70%, ele pode emitir um certificado e imprimir, através da própria escola de idiomas.
O projeto já havia sido lançado nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, São Paulo, Ceará e Pernambuco, e agora chega a Natal, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.
Quem pode participar
Hotelaria - Hotéis, pousadas e albergues.
Gastronomia - Restaurantes, bares e lanchonetes.
Segurança e Saúde - Hospitais e segurança municipal.
Comércio - Lojas de artesanato, artesãos e ambulantes.
Atrativos Turísticos - Parques, museus e centros culturais.
Transporte - Locadoras, aeroportos, rodoviárias e taxistas.
Informações Turísticas - Guias e atendentes de agências de viagens.
Educação - Alunos de universidades e escolas técnicas de turismo, hotelaria e gastronomia.












