Redução do ICMS sobre querosene da aviação anima setor hoteleiro do RNA assinatura do decreto deve ser realizada nesta quinta-feira (26), às 16h, no auditório da governadoria, em Lagoa Nova |
A notícia da redução da alíquota sobre o combustível de aviação foi bem recebida pela rede hoteleira do Rio Grande do Norte. A medida deverá impulsionar a cadeia econômica do estado, tendo em vista que as companhias aéreas e o consorcio Inframérica, que administra o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, demonstraram expectativas otimistas. A assinatura do decreto deve ser realizada nesta quinta-feira (26), às 16h, no auditório da governadoria, em Lagoa Nova.
A concessão do benefício fiscal é resultado dos contatos realizado pelo Governador com executivos das companhias aéreas que operam no Rio Grande do Norte, em viagem a São Paulo, no início de fevereiro. Numa avaliação geral, foi possível observar a necessidade de aumentar o número de voos diretos para Natal, destino que perdeu 11% na procura nacional entre 2013 e 2014, representando uma perda na economia de R$ 80 milhões.
Segundo Ruy Gaspar, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), a falta de promoções e ofertas vantajosas para os clientes foram os principais motivos da queda. "O ano passado não foi tão produtivo para o setor por diversas razões, mas este ano já estamos reagindo, só no mês de janeiro superamos em 20% a ocupação dos leitos comparando com o mesmo período de 2014", afirmou o presidente.
Com a redução do ICMS para o querosene de aviação, as empresas terão seus custos reduzidos e poderão oferecer passagens a preços mais baixos, incentivando assim o crescimento da indústria do turismo com geração de novas oportunidades de trabalho e renda. "Nossa estimativa inicial é que a ocupação na rede hoteleira da capital cresça em torno de 5% com relação a 2014, mas estamos trabalhando para que 2015 encerre com um número bem acima disso", disse Ruy Gaspar.












