Auditores fiscais protestam contra falta de estrutura na Secretaria de Tributação |
Os auditores fiscais do município realizarão uma mobilização nesta quarta-feira (14), entre as h e 11h da manhã, em frente à sede da Secretaria Municipal de Tributação (Semut).
O objetivo da ação é protestar contra a falta de estrutura da secretaria, que não oferece condições necessárias de trabalho para a categoria.
Após a perda de mais de 7% na arrecadação do ISS em junho, que teve um impacto de aproximadamente R$ 1 milhão nos cofres da cidade, os auditores expuseram as péssimas condições que têm para desenvolver o trabalho. As reivindicações por melhorias vêm desde 2009, mas a administração municipal, segundo os servidores, não demonstra interesse em valorizar os profissionais.
De acordo com o presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Município de Natal, Wellington Moreira, a precariedade na estrutura física da secretaria vai desde o número de automóveis disponíveis, ao material de expediente.
“Não temos condições para trabalhar. Temos que usar nossos veículos para realizar o trabalho, já que a Semut não oferece a estrutura que deveria. Trabalhamos em um prédio caindo aos pedaços, com salas cheias de mofo, e nem o banheiro dá para ser utilizado. Queremos que a prefeita nos dedique atenção, esse descaso com a Tributação não é bom nem para o município, nem para os auditores”, afirmou Wellington Moreira.
Outra reivindicação dos auditores fiscais é a aprovação da Lei Orgânica do Fisco. Com a Lei, segundo Wellington, será possível organizar toda categoria. “A Lei do Fisco disciplina a carreira como um todo, tanto na parte salarial, quanto na estruturação. A nossa proposta para a prefeitura é aumentar a nossa força de trabalho, para, com isso, podermos aumentar novamente a arrecadação municipal”, disse.
A reportagem do Portal Mercado Aberto procurou ouvir o secretário Municipal de Tributação, André Macêdo, mas não conseguiu localizá-lo.












