Greve dos vigilantes modifica funcionamento de agências bancárias no RNDe acordo com levantamento do Sindesp, menos de 30% da categoria está trabalhando |
A greve dos vigilantes patrimoniais do Rio Grande do Norte, deflagrada na última segunda-feira (2), ocasionou algumas mudanças no funcionamento das agências bancárias de Natal. Muitas não abriram por falta de vigilantes, e as que ainda funcionaram, estavam lotadas e com grandes filas.
A principal reivindicação da categoria é o aumento de salário de 12%, além do ajuste de 15 reais para o vale alimentação. Em contrapartida, os empresários ofereceram um vale alimentação no valor de R$ 4 para o ano de 2017, e um aumento de 6,23% nos salários, índice abaixo da inflação.
O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Rio Grande do Norte (Sindesp) considerou a greve irresponsável. "Os bancos estão deixando de atender a população porque não é possível funcionar sem a segurança privada. O mesmo para escolas e algumas instituições públicas que contam com esse serviço. Inclusive, a segurança do shopping Midway Mall foi afetada", registrou o presidente do Sindesp, Rossini Braulino.
De acordo com levantamento do próprio Sindicato, menos de 30% da categoria está trabalhando, o que descumpre a determinação da Justiça de que 50% dos profissionais deveriam atuar durante a paralisação. O descumprimento da decisão legal poderá implicar em multa para o Sindicato no valor de R$ 30 mil por dia.












