Incubadora lança edital de seleção para empresas de MossoróAs vagas são destinadas a Microempreendedores Individuais, pequenas empresas e empreendimentos cooperados ou associados. O edital será publicado no dia 27 |
Uma boa oportunidade para empresas que desejam receber suporte para se estruturar antes de entrar com tudo no mercado. A Incubadora Tecnológica de Mossoró (ITMO), instalada no campus do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lançará um edital para selecionar empreendimentos a serem incubados. Serão disponibilizadas cinco vagas, sendo três destinadas à modalidade empresas residentes e duas para a modalidade não-residente. O edital será publicado no dia 27 de março. Ao participar de um processo de incubação, o projeto tem mais chances de prosperar ao levar soluções inovadoras e competitivas para o mercado.
Os interessados em participar do processo de seletivo devem preencher um formulário de inscrição e o plano descritivo do empreendimento no portal do IFRN Campus Mossoró, ou na sala da Coordenação e Pesquisa da própria incubadora. "Os empreendimentos a serem incubados devem estar formalizados como Microempreendedores Individuais, Micro ou Pequena Empresa (MPE) ou empreendimentos cooperados ou associados", informa o coordenador da ITMO, Paulo Sidney Gomes.
Criada em 2010, a Incubadora Tecnológica de Mossoró está priorizando atividades empresariais que apresentem diferenciais competitivos e inovadores, nas áreas de comércio eletrônico, desenvolvimento de softwares, design, construção civil, eletroeletrônica, mecânica, suporte a rede de computadores, segurança do trabalho, petróleo e gás e meio ambiente.
Desde o início, a ITMO vem sendo acompanhada pelo programa de incubadoras do Sebrae no Rio Grande do Norte. "A experiência e o conhecimento do Sebrae foram decisivos para estruturação da incubadora e na formação da Rede Potiguar de Incubadoras", destaca Sidney Gomes. A ITMO faz parte do Programa de Incubadoras do Sebrae no Rio Grande do Norte, que já conta com 12 incubadoras no estado, sendo dez criadas e duas em processo de implantação.
A incubação de empresas é um dos caminhos sugeridos por especialistas para iniciar esse processo. "As incubadoras são excelentes oportunidades para empresas iniciantes buscarem apoio nas áreas de gestão, suporte técnico, mercadológico e tecnológico", ressalta o técnico do Sebrae em Mossoró, Robson Lopes Matos.
Um exemplo desse suporte dado pela incubadora vem da Servindu - Serviços Industriais Ltda. No mercado desde 2011, a empresa foi uma das selecionadas no primeiro processo de seleção da ITMO. Atuando na área de manutenção e operação no setor de petróleo e gás, a empresa também opera com construção e montagem eletromecânica e de estruturas metálicas.
Desde que foi incubada a empresa aumentou o seu faturamento em 70%. "A orientação para inovação foi o caminho para o crescimento da Servindu. Além disso, a incubação nos trouxe para o mercado, nos inserido nas cadeias produtivas do setor de petróleo e gás", destaca Criste Jones, administrador de empresa e proprietário da Servindu.
Com a orientação do Sebrae e da IFRN, a empresa desenvolveu um desgasificador para sonda de perfuração terrestre. O equipamento serve para extrair o gás durante o processo de extração de petróleo. Antes só era possível adquirir um desgasificador importado, que chegava em 120 dias. Com a inovação tecnológica, a empresa incubada produz e entrega em 30 dias. "O apoio do Sebrae e da IRFN foi fundamental na aplicação de inovação no negócio e também nos conectando com o mercado", conclui Jones.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN












