Nova página brasileira do Mercosul na internet é lançadaSite reúne informações sobre processo de integração regional do bloco, que teve início em 1991 com assinatura do Tratado de Assunção entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai |
No primeiro semestre de 2015, o Brasil ocupa a Presidência Pro Tempore do Mercosul. Desse modo, foi lançada a página brasileira do Mercosul.
O site reúne informações sobre o processo de integração regional no âmbito do bloco, que se iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
O portal contém textos informativos sobre alguns dos principais temas da agenda do bloco, bem como o acervo atualizado da normativa adotada pelo bloco.
Mercosul
Com o objetivo de integrar a região nas esferas política, econômica e social; o Mercosul composto por todos os países da América do Sul; sejam eles Estado Parte (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela ) ou Estado Associado (Bolívia - em processo de adesão desde 7 de dezembro de 2012; Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname).
O bloco tem 12.789.558 km² de extensão, ou seja, 71,8% do território da América do Sul e possui cerca de 275 milhões de habitantes; montante que corresponde a 69,78% da população sul-americana.
Na questão econômica, o Mercosul tem PIB nominal de US$ 3,2 trilhões. Além disso, a criação de um mercado implicou nas seguintes regras:
- livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco;
- estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial conjunta em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais;
- coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes;
- compromisso dos Estados Parte em harmonizar a legislação nas áreas pertinentes, a fim de fortalecer o processo de integração.
Ainda em relação ao bloco, merecem destaque suas capacidades agrícola e energética. Em relação à agricultura, o Mercosul é o maior exportador líquido mundial de açúcar, o maior produtor e exportador mundial de soja e 1º produtor e 2º maior exportador mundial de carne bovina.
Na questão energética, o bloco detém 19,6% das reservas provadas de petróleo do mundo, com mais de 310 bilhões de barris de petróleo em reservas certificadas pela OPEP; 3,1% das reservas de gás natural e 16% das reservas de gás recuperáveis de xisto.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores












