Correição Virtual será implantada no TRE-RN/CRE ainda neste semestreTecnologia permite a realização do procedimento sem a presença física nos cartórios |
Por: TRE-RN
De forma pioneira, entre os Regionais, o TRE-RN, através da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), estará implantando, ainda neste 1º semestre de 2015, o processo de correição virtual.
Diante das atribuições funcionais da Corregedoria Regional Eleitoral, como órgão de fiscalização, disciplina e orientação administrativa, uma de suas tarefas consiste na fiscalização dos cartórios eleitorais que passará a ser feita pelo meio virtual, paralelamente às formas já existentes de correições, sem prejuízo da qualidade na prestação jurisdicional e com a vantagem de permitir a realização do procedimento sem a presença física nos cartórios.
Segundo a corregedora eleitoral, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, "o sistema consiste em uma das principais metas inclusa no Plano de Ação da Corregedoria Eleitoral para 2015 e pode ser considerado mais uma ferramenta a serviço da modernização do judiciário que além de agilizar rotinas de trabalho, trará, sem dúvida, uma série de benefícios. Reduzirá custos com pagamentos de diárias, possibilitará a realização de maior número de correições e se constituirá em um fator determinante para racionalizar melhor o tempo e os recursos", conclui o Corregedora.
Correições: o que muda?
Nos moldes tradicionais, uma equipe formada pela corregedora eleitoral e, em mádia, quatro servidores lotados na CRE, visita às Zonas Eleitorais em datas previamente marcadas e divulgadas (nesse período, o cartório eleitoral tem seus serviços de atendimento ao público/eleitor suspensos). A equipe analisa todos os processos jurídicos e administrativos, além de observar a estrutura física e as condições de trabalho.
Com a criação do Sistema de Correição Virtual todo esse processo será online. A análise do andamento dos processos no cartório será feita a partir de indicadores gerados automaticamente pelo Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos (SADP) e a verificação da infraestrutura física e de recursos se darão através de informações prestadas pelo cartório e comprovadas através de fotos anexadas eletronicamente ao sistema.












