Censo e Ideb mapeiam dados sobre escolas brasileirasLevantamento realizado em 2014 registrou 49,8 milhões de alunos matriculados em mais de 188 mil unidades escolares no País |
Em comemoração ao Dia da Escola, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aproveita a data para parabenizar os 188,7 mil estabelecimentos de educação básica do País.
As escolas brasileiras atendem a 49,8 milhões de alunos - o que corresponde, aproximadamente, à população da África do Sul. Só na educação profissional, o Brasil tem matriculados hoje 1,8 milhão de alunos - um aumento de 89,2% na comparação com o ano de 2008.
Acesse o painel do Ideb e e confira dados do mapeamento escolar.
Os dados fazem parte do Censo Escolar da Educação Básica 2014, uma das mais completas fontes de informação do Ministério da Educação (MEC). O levantamento também registra aumento no número de bibliotecas ou salas de leitura. No ensino médio, esses espaços passaram de 86,3%, em 2008, para 88,6% no ano passado. Nessa etapa, o percentual de escolas com computador para uso dos alunos chega a 92,3%.
Atualizado por meio de informações fornecidas pelas próprias escolas, o Censo Escolar subsidia o cálculo de vários indicadores, dentre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ferramenta que auxilia na melhor compreensão dos resultados pedagógicos das escolas.
O novo painel, disponível na página do Inep, além de contextualizar os desempenhos das unidades de ensino na edição de 2013, permite conferir que, independentemente das condições socioeconômicas do alunado, é possível alcançar bons desempenhos.
Cada escola pode conferir sua situação em relação a quatro novos indicadores criados pelo Inep: de nível socioeconômico (Inse); de adequação da formação docente; de esforço docente; e de complexidade da gestão escolar.
Os dados permitem que as escolas do mesmo município ou estado se comparem entre si e ainda a partir de características semelhantes: localização, dependência administrativa ou indicadores de complexidade de gestão e nível socioeconômico.
Fonte: Inep












