Empreendedor Individual já ultrapassa 50% da meta em NatalPrograma tem o objetivo de formalizar 13 mil negócios até o fim do ano no RN. |
O Programa Empreendedor Individual foi o tema de uma Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal. Proposta pela presidente da Frente Parlamentar do Trabalho, a vereadora Júlia Arruda (PSB), a audiência teve o objetivo de debater todos os aspectos do programa em Natal, desde a sua implantação.
Segundo Júlia Arruda, realizar o debate foi bastante importante no sentido de contribuir para a ampliação da adesão ao Empreendedor Individual. A parlamentar enfatiza que através do EI o micro empresário torna seu trabalho uma fonte de renda segura para sua família.
“O feirante, o cabeleireiro, o dono do carrinho de cachorro quente, do mercadinho não têm várias garantias, como férias, aposentadoria, e aderindo ao Simples terá como ter todos os benefícios previdenciários”, disse a vereadora.
Com apenas seis de atuação, o Empreendedor Individual (EI) já alcançou 51,9% da meta estabelecida pelo Sebrae/RN para a capital potiguar. Em todo o Estado, 5.116 pessoas já aderiram ao programa, o que corresponde a mais de 35% da meta estabelecida, que é de alcançar 13 mil pessoas até o fim do ano.
Este percentual é significativo diante da realidade do Nordeste, que atingiu mais de 37% do total estimado para a Região. De acordo com o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo, o centro-oeste e sul apresentam números melhores, apesar de terem implantado o EI antes.
Ele também afirma que apesar de Natal ter atingido índice considerável de adesões, poderia ter alcançado mais. Municípios como Jardim do Seridó e Currais Novos, apesar de menores, alcançaram 80% e 68%, respectivamente.
Zeca Melo ressalta que equipes estão trabalhando junto a entidades comerciais e de trabalhadores. “Essa ação é tão importante que 55,5% de todas as formalizações no EI de Natal, ou seja, 962 das 1.734, foram feitas diretamente com o Sebrae”, destacou o superintendente.












