Usina de Belo Monte tem leilão encerradoVencedor será divulgado ainda nesta terça-feira. |
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou agora a pouco que o leilão para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, realizado nesta terça-feira (20), foi encerrado com uma diferença de mais de 5% entre as ofertas dos dois consórcios participantes.
De acordo com a Aneel, o vencedor será homologado ainda nesta tarde (20). O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, derrubou mais uma vez, nesta terça-feira, liminar que impedia a realização do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte. Na segunda-feira (19), o juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo, da subseção de Altamira, no Pará, havia determinado a suspensão do leilão.
A usina hidrelétrica de Belo Monte, que deverá ser a terceira maior do mundo, atrás da binacional Itaipu e da chinesa Três Gargantas, tem investimentos previstos de R$ 19 bilhões e o preço-teto de R$ 83 por MW. Vence o leilão quem oferecer o maior deságio. O empreendimento tem entrada em operação prevista para 2015 (1ª fase) e 2019 (2ª fase), e terá capacidade instalada de 11 mil MW, com garantia física de 4.571 MW médios.
Fonte: Reuters












