Missão leva empresários potiguares à feira internacional de móveisCom apoio do Sebrae, o grupo participa de feira de móveis no Rio Grande do Sul. O evento serve para fechar parcerias e negócios, além de apresentar as novidades do segmento |
Inovação e renovação dão forma a um dos encontros mais esperados pelo setor de móveis da América Latina: a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA 2015). Um grupo de empresários potiguares participa do evento, que está sendo realizado em Bento Gonçalves (RS) até esta sexta-feira (20). O Sebrae no Rio Grande do Norte estruturou uma missão empresarial para levar empreendedores do setor moveleiro para se capacitar e conhecer as novidades apresentadas na feira.
Participam da missão técnica, os empresários Sérgio Soares, Jailson Silva, Cleudir e Rodrigues Silva participam desde essa quarta (18). Eles permanecerão no evento até o encerramento e conferem palestras e participam de workshops. As capacitações abordam temas como empreendedorismo, marketing e tendências internacionais com foco nas marcenarias. A programação da missão contempla ainda visitas técnicas a indústrias de móveis, inclusive a uma das maiores e mais modernas unidades industriais da América Latina, a Unicasa Móveis.
A FIMMA concentra em um só local as mais esperadas soluções para o fortalecimento do setor moveleiro e toda sua cadeia produtiva que estão transformando a indústria mundial de movelaria. São mais de 600 marcas expositoras de 40 países para mais de 170 pequenos empresários e cinco mil visitantes do Brasil e do exterior. A Feira está na décima segunda edição e pretende movimentar R$ 300 milhões de dólares em negócios. Em edições anteriores, a feira chegou a gerar mais de R$ 430 milhões em negócios.
"Os participantes têm a oportunidade de conhecer as novidades do ramo, trocar experiências e criar condições para consolidação de parcerias", destacou a analista da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do Sebrae-RN, Marcela Capeleiro.
Uma das novidades deste ano é o espaço Marceneiro. A área disponibiliza de máquinas e equipamentos, onde os empreendedores têm a oportunidade de conhecer uma marcenaria ideal com o objetivo de proporcionar acesso à informação referente a projetos e soluções do Sebrae para esses profissionais. Os empresários também participam de um balcão de atendimento individual, para aprimorar a sua gestão e até fechar negócios.
Projeto
Desde 2014, o Projeto Desenvolvimento da Indústria nas Regiões da Grande Natal, do Agreste e do Alto Oeste Potiguar, mantido pela Unidade de Desenvolvimento da Indústria do Sebrae, aposta no segmento de móveis com ações distribuídas em consultorias tecnológicas com foco na melhoria do processo produtivo; redução de desperdício, desde o início do processo até o produto final; aumento da eficiência energética; diminuição de custos na produção e desenvolvimento de linha de móveis focada no designer inovador.
Para isso, contratou um especialista, que desenvolve trabalho de consultorias desde a linha de produção até ao desenvolvimento e/ou adaptação de linhas de móveis. Atualmente, esse trabalho é complementado com a participação desse grupo de empreendedores na FIMMA, agregando conhecimento e inovação às suas empresas. "A nossa proposta é que as indústrias de móveis do estado tornem-se mais produtiva, sustentável e inovadora, oferecendo produtos de maior qualidade ao cliente. A ideia é promover nos próximos anos, eventos estaduais estruturados para este segmento", enfatizou Marcela Capeleiro.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN












