Exportações devem ser o foco das montadorasDe acordo com o ministro Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o câmbio favorável, as montadoras terão um cenário mais positivo para aumentar as vendas para o exterior |
notícias relacionadas
- Exportações potiguares crescem 30% nos oito primeiros meses
- Exportações de algodão renderam ao Brasil US$ 428,117 neste ano
- Empresas do NE ofertam serviços e produtos ao mercado externo
- Exportações brasileiras crescem 23,4% na terceira semana de julho
- Acordo acelera exportação agropecuária para Europa
- Brasil aguarda liberação da exportação de carne para conquistar mercado chinês
- Exportações de café aumentam em receita e volume no País
- Exportações do RN cresceram 10,6% em abril
- Plano nacional de exportações será lançado em março
- Ações do BC para segurar dólar fazem dívida cambial bater recorde em 2014
- Exportações do RN crescem 6% em dezembro de 2014, comparadas com o mesmo mês de 2013
- Reduzir custos é desafio para crescimento das exportações, diz presidente da AEB
- Em 15 anos, matérias-primas dobram presença nas exportações e viram maioria
- Governo reforça ações sobre o câmbio e desonera folha de pagamentos para estimular a indústria
- Governo adia início da cobrança de IOF sobre derivativos
- Brasil volta a registrar superávit na balança comercial
- Economistas preveem tendência de baixa do dólar, mas com oscilações
- Mantega diz que governo está dando todas as condições para queda dos juros
- Bancos estão prevendo queda da inflação nos próximos meses
- Plano Brasil Maior é bem-vindo, mas deveria se estender ao varejo e serviços
- Fluxo cambial de julho registra saldo positivo até o último dia 22
“Agora, com o câmbio [favorável], e na medida que possamos trabalhar em alguns instrumentos ligado ao ambiente do financiamento e outros mecanismos, eu tenho certeza de que o setor poderá ampliar muito as exportações”, afirmou o ministro Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro nesta quinta-feira (26), durante reunião com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“O setor considera que as exportações representaram um canal muito importante para manter o nível de atividade nos próximos anos”, ressaltou Monteiro após o encontro.
Além da diretoria da entidade, participaram do encontro presidentes das principais montadoras que atuam no País. Monteiro disse que as exportações são foco para que o setor tenha espaço para crescer.
Argentina
Segundo o ministro, o governo está trabalhando pela renovação do acordo de comércio com a Argentina, previsto para acabar no final de junho. O sistema permite que as empresas dos dois países possam vender veículos sem o imposto de importação.
“Nós temos que trabalhar pela renovação, naturalmente, com os ajustes que são necessários”, destacou Monteiro, sem adiantar quais serão as alterações no acordo.
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, destacou a importância dos acordos bilaterais para que as montadoras possam expandir as vendas para o exterior.
“Esses acordos são vitais para que nós possamos crescer as nossas exportações”, enfatizou Moan. Além da Argentina, o presidente da Anfavea defendeu a abertura de diálogo com outros países da América do Sul e da África.
Caminhões
O ministro disse ainda que irá trabalhar em um programa para renovar a frota de caminhões. Esse ramo é um dos que mais têm sofrido com as quedas nas vendas do setor automotivo.
“É um tema importante esse porque renovação de frota não significa apenas renovar as encomendas desse setor, que têm uma queda maior justamente por ser um setor de bens de capital. Na medida que se renove a frota nós teremos mais eficiência e ganhos de produtividade no sistema de transporte do Brasil”, acrescentou Monteiro Neto.
Fonte: Portal Brasil

