Aviação civil registra alta de 4,1% na demanda em fevereiroEm todo o mundo, alta foi de 6,2%, segundo a Iata |
A demanda pelo transporte aéreo de passageiros cresceu 4,1% em fevereiro de 2015, se comparado com o mesmo mês de 2014. A medida é feita em RPK, que considera a relação entre o número de passageiros pagantes e a distância de cada voo. Com isso, o índice completou 17 meses consecutivos de crescimento e a marca foi a maior para o mês em dez anos. A oferta, que considera os assentos disponíveis por quilômetros percorridos, cresceu 4,7%. Os dados foram divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nessa segunda-feira (6).
A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos foi de 80%, 0,6% menos que em fevereiro do ano passado. Foi a primeira redução do indicador em 18 meses.
Transporte internacional
A demanda por voos internacionais também cresceu. A 12ª alta mensal consecutiva foi de 31,5%, se comparado a fevereiro de 2014. A oferta cresceu 26,9%. Os números foram os mais altos para o mês em dez anos. A taxa de aproveitamento alcançou 80,3%. Ao todo, foram transportados 570,5 mil passageiros em voos internacionais.
Transporte aéreo x transporte rodoviário
Ainda conforme a Anac, entre janeiro e setembro de 2014, o modal aéreo liderou o transporte interestadual de passageiros. As aéreas foram a opção de 62,6% dos que viajaram dentro do Brasil no período. Já o rodoviário foi a alternativa escolhida por 37,4% dos passageiros.
Aviação no mundo
Segundo a Iata (Associação Internacional do Transporte Aéreo, na sigla em inglês), a demanda por viagens domésticas e internacionais cresceu 6,2% no mundo, em fevereiro. A taxa de ocupação dos voos ficou na marca de 78,5%. A oferta de assentos aumentou 5,6%.
Conforme o balanço, a Américo Latina teve o terceiro melhor desempenho regional, com elevação de 8% na comparação com o mesmo mês de 2014. A região ficou atrás da Ásia-Pacífico e do Oriente Médio.
Fonte: Agência CNT de Notícias












