Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/04/2015 17h26

CDL Natal discute com empresários o estacionamentos rotativo em vias públicas

O estudo da CDL Natal constata ainda que 63,19% dos consumidores frequentariam o Centro da Cidade / Alecrim, caso tivesse estacionamento

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, como entidade representativa do comércio, voltou a discutir a problemática da falta de estacionamento nas principais vias do comércio de rua da capital potiguar após conversar com empresários do comércio de rua, que afirmaram ser a falta de estacionamentos uma das principais causas de queda no fluxo de consumidores em suas lojas, especialmente nos bairros Alecrim, Cidade Alta, Tirol, Petrópolis e Ribeira.

Diante da afirmativa dos comerciantes, o presidente da CDL Natal, Augusto Vaz, que tem como uma de suas metas, o fortalecimento do comércio de rua, resolveu se reunir com empresários para discutir a melhor solução e alternativas de tentar minimizar o problema de vagas nos centros comerciais.

Outra iniciativa de Augusto Vaz foi encomendar uma pesquisa de opinião pública a Perfil Pesquisas Técnicas sobre a possibilidade de estacionamentos pagos no Centro da Cidade e Alecrim, e os números revelaram que consumidores aprovam estacionamento rotativo em vias públicas.

De acordo com o levantamento, 50% dos consumidores entrevistados não frequentam o Centro da Cidade/Alecrim devido o trânsito e a falta de estacionamento. Pagar por um estacionamento não é novidade para os consumidores, tanto que, 80% dos entrevistados afirmaram já ter o hábito de pagar por estacionamento.

O estudo da CDL Natal constata ainda que 63,19% dos consumidores frequentariam o Centro da Cidade / Alecrim, caso tivesse estacionamento. Outro número que comprova a aceitação do estacionamento pago é que 75,24% dos entrevistados declararam aprovar estacionamento rotativo mesmo em via pública, já que acreditam que teriam vagas disponíveis para estacionar.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Augusto Vaz, a pesquisa é positiva para o comércio de rua da capital potiguar que ano após ano vê o número consumidores diminuir nos centros comerciais. "Estamos trabalhando na CDL Natal para fortalecer o comércio da capital potiguar, e sabemos que uma das principais dificuldades do comércio de rua é a falta de vagas, sendo assim, estamos discutindo qual seria a melhor solução para o comércio e consumidores. Existem tecnologias modernas que estão sendo aplicadas que podem gerar rotatividades nas principais avenidas comerciais, essa tecnologia permite a população pagar somente pelo tempo de uso, ou seja, para estacionar 10 minutos o consumidor pagaria 33 centavos, diferente de parquímetros ou talão zona azul que se paga R$ 2,00 independente do tempo que usou a vaga", afirmou.

Augusto Vaz destaca ainda que outro ponto já sugerido nessas reuniões que tem tido com os comerciantes é que as ruas transversais fiquem sem cobrança e limitação de tempo, para atender as pessoas quem tem necessidade de ficar um maior tempo, como os próprios comerciantes e funcionários.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo