NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/07/2010 10h08 - Atualizado em 16/07/2010 10h08

Feira de negócios desperta empreendedorismo de jovens estudantes

Feira de Mini-empresas será realizada no Praia Shopping.

Despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios. Esse é o foco maior de uma iniciativa pioneira, que vem trazendo resultados satisfatórios para estudantes natalenses. Neste final de semana (17 e 18 de julho), parte do trabalho realizado pelo programa Júnior Achievement poderá ser constatado na 9ª edição da Feira de Mini-empresas, que acontece no Praia Shopping. Na ocasião, jovens ensinados a pensar de forma empreendedora apresentarão seus próprios projetos empresariais.

Denominados de “mini-empresas”, os estudantes deverão simular a abertura de um negócio como qualquer outro. O projeto de implementação faz parte da conclusão do ensinamento proporcionado pelo programa. Os estandes estarão localizados no corredor lateral do mall, entre o Beach Café e a loja Ecológica, expondo os diversos produtos fabricados pelos alunos. A novidade deste é o III Torneio Mese e Feira de Miniempresas. O Mese é um simulador empresarial que possibilita aos participantes operar suas próprias corporações em um ambiente que reproduz o mercado de negócios.

A Feira de Miniempresas conta com a participação de aproximadamente 150 jovens das instituições de ensino de Natal, que estarão expondo e vendendo seus produtos dentro do horário de operação do shopping, das 10h às 22h (no sábado) e das 12h às 21h (no domingo). Esses estudantes aprendem noções dos quatro pilares da livre iniciativa: marketing, finanças, recursos humanos e produção, e que agora mostram na prática seu aprendizado. Para a superintendente do Praia Shopping, Maria Paula Rabelo, todos esses conceitos, quando bem aplicados à educação do aluno, agregam valor ao profissional que está sendo formado. “O shopping tem como princípio apoiar iniciativas com esta”, informa.

A expectativa de Maria Paula é de que, além dos alunos e dos seus familiares e amigos, um bom público deve comparecer ao Praia Shopping no próximo final de semana, para conhecer as iniciativas empreendedoras. “É uma ação de incentivo ao espírito empreendedor. Muitas vezes as pessoas têm medo de ousar. Aqui, a visão do aluno muda. Ele passa a ter um olhar estratégico e econômico. Isso agrega ao futuro”, declarou a superintendente.


Sobre o programa

O programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa totalmente sem custos e acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial por meio do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo