Festa de Sant’Ana é combustÃvel para a economia caicoense |
Entre 22 de julho e 1° de agosto Caicó para em reverência à imagem de Nossa Senhora de Sant’Ana. A tradicional festa do município seridoense, localizado a 269 quilômetros de Natal, deve receber 100 mil pessoas da abertura até seu encerramento. Um movimento que não só enche e anima a cidade, como também funciona como combustível para a economia local.
Setores como hotelaria, gastronomia e comércio são alguns dos mais aquecidos na Festa de Sant’Ana. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó, Anaísia Batista, a demanda recebida pelo município atrai comerciantes e estabelecimentos comerciais de fora, que chegam especialmente para o evento.
“Neste ano vieram pizzarias, restaurantes e vendedores que trabalham com bijuterias normalmente vendidas em festas religiosas”, explica. A vinda dos estabelecimentos e fora e o movimento mais forte nos locais é responsável por outro fator importante, que é a geração de empregos temporários durante os dias do evento.
O movimento chega ao pico na última semana, a partir da quarta-feira, de acordo com a secretária de Turismo. São pessoas tanto do estado, quanto do Ceará, Paraíba, Piauí, e até São Paulo e Brasília. Anaísia destaca muitas delas conhecem a cidade por já terem morado e voltam. “Caicó já é uma cidade conhecida”, avalia Anaísia Batista.
Com os hotéis caicoenses lotados, muitos procuram casas para alugar na cidade. O público é formado tanto por religiosos e devotos de Sant’Ana, quanto por pessoas que procuram diversão. Tanto que todos os anos são oferecidas programações religiosas e também culturais na cidade.
Na programação deste ano a Festa de Sant’Ana terá uma série de leilões, como o 2° Leilão do Artesão, preparado pelos artesãos da região, tendo como “prendas” pratos regionais e pratos premiados no Festival Saboreando do Sebrae. O evento acontece no dia 28 de julho na Casa da Cultura.
No dia seguinte, a Praça da Catedral de Sant’Ana recebe a Feira de Sant’Ana, que oferecerá uma amostra dos pratos tradicionais de Caicó.












