IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/07/2010 10h34 - Atualizado em 17/07/2010 10h34

Batom com Bola: Empresa potiguar segue líder no mercado há 18 anos

Uma trajetória de sucesso, líder no seu segmento no cenário potiguar. Assim é a história do grupo empresarial liderado pelo casal Horácio e Emília Cunha, proprietários de uma rede do setor de vestuário que inclui uma fábrica e nove lojas na cidade, entre elas, as conhecidas lojas de roupa infantil Batom com Bola.

O interesse por confecções sempre fez parte da vida do casal. Mesmo enquanto Horácio trabalhava como bancário, e Emília como funcionária pública, eles planejavam partir para a iniciativa privada. Foi assim que em 1983, Emília resolveu abrir sua primeira loja, a Bylha Boutique, localizada no CCAB Petrópolis.

A primeira loja era voltada para o público feminino adulto, e recebeu o nome Bylha em homenagem ao apelido de infância de Emília. A loja foi o resultado das muitas viagens da empresária ao Sudeste do país para adquirir as novidades na moda feminina e vender em Natal como “sacoleira”.

A loja ainda teve uma filial no Hotel Tirol, que em seguida, deu lugar a mais uma ideia do casal: a Vídeo Imagem, locadora de fitas de vídeo. “O setor de locadoras de vídeo estava em plena expansão naquela época, ao contrário do que acontece hoje em dia. Então, decidimos investir nessa nova atividade”, revelou Emília Cunha.

Por mais improvável que possa parecer, foi a partir da Vídeo Imagem que surgiu a oportunidade de começar a atuar na produção de roupas infantis. “Como o movimento na locadora só aumentava mesmo no final da tarde, resolvemos usar nosso tempo livre durante o dia para fazer cursos da área de confecções”, disse a empresária.

 


A partir daí, foi criada a fábrica da Batom com Bola, que já entrou em funcionamento com investimentos próprios do grupo. “Um dos nossos maiores orgulhos é o fato de nunca termos precisado de financiamentos. Procuramos manter tudo sempre organizado, para garantir capital de giro e a folha de pagamento”, afirmou Emília.

A empresa, 100% potiguar, começou com apenas dez funcionários e atualmente, emprega em torno de 150, entre funcionários da fábrica e das lojas. A primeira delas foi a Batom com Bola aberta no Natal Shopping,inaugurada em 1992. Em seguida, vieram as filiais no Hiper Bompreço, Shopping Cidade Jardim e Midway Mall.

Após a consolidação da marca no mercado potiguar, o grupo decidiu apostar na expansão fora no Estado, inaugurando lojas em Recife (PE) e João Pessoa (PB), além da abertura de franquias em Mossoró e Maceió (AL). Porém, a falta de tempo para administrar os negócios fora do RN fez com que eles desistissem da empreitada, voltando a concentrar toda a atenção no mercado local.

Mas não parou por aí. O senso empreendedor do casal falou mais alto e eles passaram a investir novamente no setor de vestuário feminino, incluindo o de acessórios, também. Assim nasceu a Charlotti, fundada em 2001 e conta com duas lojas. Logo em seguida, vieram a Acosh (2002), com outras duas lojas, e a Beezoo (2004), também de moda feminina.


Atualmente, a empresa está apostando em mais um público-alvo: os adolescentes. Há dois meses, após um período de testes e pesquisas, foi lançada a marca Batom com Bola Teen, para atender ao público com idades entre 10 e 14 anos. “Decidimos criar essa nova marca, já que alguns adolescentes se sentiam constrangidos em usar roupas com motivos infantis. Então, fizemos algo especial para a faixa etária deles”, explicou a empresária.

Quando perguntada sobre os planos para o futuro, Emília fez um pouco de mistério, mas confessou que o grupo adquiriu algumas áreas comerciais em Natal e está estudando as possibilidades para sua utilização. “Ainda estamos observando as tendências de mercado, para identificar as melhores oportunidades. Só posso adiantar que vem algo mais por aí”, finalizou.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo