MPRN destaca engajamento dos poderes no lançamento do Transformando DestinosCom assinatura de termos de cooperação entre Ministério Público do Rio Grande do Norte, Governo do Estado e as Prefeituras de Natal, Parnamirim e Mossoró, o projeto Transformando Destinos marca uma forma de engajamento dos poderes contra as drogas |
Em evento que reuniu autoridades e membros quinta-feira (7) à noite, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o objetivo do projeto, que é apresentar estratégias concretas de enfrentamento às drogas e de suas consequências, foi bastante destacada.
O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, disse que o problema das drogas tem afetado o mundo todo e aumenta a violência. "É algo que afeta a todos", comentou. O PGJ destacou a união dos esforços dos poderes de forma coordenada. Para ele, são três os eixos de trabalho: prevenção, tratamento (recuperação) e repressão.
Formaram mesa na solenidade o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima; o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; de Mossoró, Francisco José Júnior; de Parnamirim, Maurício Marques; presidente da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte, Jório Nogueira, corregedor-geral do MPRN, Paulo Roberto de Souza Leão, presidente da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampern), Eudo Leite; ouvidor-geral do MPRN, Leonardo Dantas Nagashima, presidente da Associação dos Magistrados do RN, Cleofas Carvalho, e o presidente interino da Cosern, Dário Vale.
Rinaldo Reis agradeceu às promotoras Luciana D'Assunção (Caop Criminal), Iveluska Alves da Costa Lemos (Caop Cidadania), Gerliana Maria Silva Araújo Rocha (Caop Infância, Juventude e Família) e Iara Maria Pinheiro de Albuquerque (Caop Saúde) pelo trabalho desenvolvido para se construir o projeto.
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, lembrou de quando foi procurado pelo MPRN para tratar do projeto e reforçou a importância do combate às drogas por toda a sociedade e agradeceu ao Ministério Público pela parceria no Transformando Destinos.
Já o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, frisou que "as drogas são uma mazela em nossa sociedade" e parabenizou pela iniciativa do projeto do qual a Prefeitura de Natal também é parte integrante.
O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, afirmou que o Transformando Destinos presta um grande serviço a toda sociedade. O gestor, que também é presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), parabenizou o MPRN "em nome de todas as cidades pela importância deste projeto".
O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques destacou o projeto "como um grande exemplo nacional de cidadania que deve ser seguido por todas as instituições públicas brasileiras".
O projeto tem parceria do Ministério Público do Rio Grande do Norte com a Associação dos Membros do MPRN (Ampern) - por meio do programa Aprendendo a Ser Cidadão - e patrocínio da Cosern.
Presidente da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampern), Eudo Leite, enalteceu a "extrema ousadia" para execução do projeto - do qual a Associação é parceira - e a responsabilidade de todos os envolvidos. "A Ampern vai apoiar o projeto em todos os momentos", assegurou.
O presidente interino da Cosern, Dário Vale, disse que a empresa incentiva ações de inclusão social e relembrou a continuidade de parceria da Cosern com o MPRN.
Para Rinaldo Reis, a postura de engajamento dos gestores do Executivo reforça a importância e a força que o Transformando Destinos vem conquistando a cada dia. O PGJ, o governador do RN e os prefeitos de Natal, Mossoró e Parnamirim assinaram os termos de cooperação para o projeto nestas cidades.
Também participaram da solenidade membros do Ministério Público, secretários de Estado e Município, dentre outras autoridades.
Pontos de ação do Transformando Destinos
Desencadear ações nas escolas para melhor compreensão de todos acerca dos riscos e danos do uso abusivo de drogas;
Mobilizar a sociedade para assumir suas responsabilidades no enfrentamento às drogas;
Funcionamento efetivo dos Conselhos Municipais de políticas sobre drogas;
Estruturar e ampliar as redes de atenção à saúde e social para um melhor acolhimento ao dependente químico e suas famílias;
Reduzir a oferta de drogas no território dos municípios atendidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa












