Senadores do RN: Garibaldi aponta potencialidades da economia potiguar |
A primeira edição do projeto “Compromisso com o Desenvolvimento”, promovido pelo Sistema Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado, Sesc e Senac), nesta segunda-feira (19), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, ouviu o candidato ao Senado Garibaldi Alves Filho, que apresentou suas propostas para o setor econômico, caso seja eleito.
O projeto foi criado com o objetivo de conhecer os planos dos candidatos para temas ligados à economia do estado, além da opinião deles sobre assuntos polêmicos como a proposta de redução da jornada de trabalho no país.
De acordo com o presidente da Fecomercio, Marcelo Fernandes Queiroz, o evento foi muito importante para os representantes do setor produtivo do Estado. “Com a palestra do senador, os empresários tiveram a oportunidade de ouvir as ideias dele e também de esclarecer as suas dúvidas sobre temas relativos à nossa economia”, revelou Queiroz.
A próxima edição do projeto “Compromisso com o Desenvolvimento” será na próxima segunda-feira (26), com a candidata ao Senado Federal, Wilma Maria de faria. Segundo Marcelo Queiroz, após o ciclo de palestras dos candidatos ao Senado, o Sistema Fecomercio deverá trazer os candidatos ao governo estadual para apresentar suas propostas aos empresários.

Aeroporto
Dentre os temas abordados por Garibaldi Alves Filho, destaca-se a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “Antes, eu estava meio cético, mas agora acredito que o aeroporto virá sim para o nosso Estado e representará um salto no desenvolvimento do RN”, afirmou.
Ele apontou também a necessidade de pressionar o governo federal para a publicação do edital do aeroporto o mais rápido possível. “O edital deve ser publicado logo. Nossa bancada se mobilizou para que o aeroporto estivesse no estágio em que se encontra atualmente, mas não podemos relaxar. Temos que continuar trabalhando para que ele se torne logo uma realidade para o RN”, reforçou o senador.
Turismo
Garibaldi reforçou o compromisso de trabalhar para melhorar a infra-estrutura turística do Rio Grande do Norte, cujo crescimento ainda esbarra em deficiências.
“Precisamos mudar a maneira de encarar o turismo no Estado. Estamos tratando o Turismo como se fosse algo que acontece naturalmente, e sabemos que não é assim. É preciso muito trabalho para fazer florescer o setor turístico não apenas da capital, mas em todo o RN”, destacou.
Com a vinda dos jogos da Copa do Mundo 2014 para Natal, segundo o senador, devem ser feitas ações imediatamente para consolidar o Turismo no Estado. “O setor turístico do RN precisa ser consolidado antes da chegada do fluxo de turistas e profissionais para a Copa do Mundo. As ações precisam ser realizadas desde já”, disse Garibaldi.
Jornada de Trabalho
Em relação à polêmica gerada em torno da discussão da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, o candidato revelou que ainda não tem uma posição definitiva sobre o assunto, mas concorda que, antes de virar lei, deve ser discutido com maior profundidade.
“Este tema precisa ser mais debatido. A redução da jornada de trabalho não pode se tornar uma lei da noite para o dia, sem antes haver uma discussão com mais profundidade entre os empregadores e empregados, através das suas entidades representativas”.
Licença-maternidade
Já no que diz respeito ao prolongamento da licença-maternidade de quatro para seis meses, Garibaldi Alves Filho se mostrou favorável ao projeto de autoria da senadora Rosalba Ciarlini, candidata pela sua coligação para o governo do Estado.
“Eu votarei a favor da proposta de obrigatoriedade do aumento da licença-maternidade para seis meses, não por se tratar de um projeto da senadora Rosalba, mas por acreditar que ele não irá trazer tantos prejuízos para as empresas, e ainda vai possibilitar que as famílias sejam melhor assistidas durante o período da licença”, revelou Garibaldi.












