RN é o terceiro maior produtor de petróleo do paÃs no mês de junho |
O Rio Grande do Norte produziu 62.491 barris de petróleo por dia durante o mês de junho. O número foi o terceiro em nível nacional, atrás do Espírito Santo e Rio de Janeiro. O destaque ficou por conta da produção potiguar em terra (52.278), a segunda maior do país segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pela Petrobras.
Em relação a maio foram produzidos 10.213 barris a mais neste mês, um crescimento de 6,2%. A alta foi alavancada pelo bom rendimento dos poços terrestres (+7,4%), capaz de compensar a queda na produção marítima do estado. Mesmo assim, o RN se manteve com a 4ª melhor média no mar.
Quanto ao gás natural, foram produzidos 4.946 mil metros cúbicos por dia no estado, a 7ª média do Brasil, com um volume de 735 mil metros cúbicos por terra e 796 mil metros cúbicos pelo mar. O resultado foi muito parecido com o registrado em maio, mas apresentou uma queda de 53 mil metros cúbicos na produção geral.
No total produzido de petróleo e gás natural, o estado repetiu a 5ª média nacional com 72.122 de barris de óleo equivalente diários (boed), ficando atrás de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Amazonas.
A produção da Petrobras no Brasil e exterior foi de 2.563.193 barris de óleo equivalente diários (boed), 2,3% acima do volume registrado no mesmo mês de 2009. Considerando apenas os campos no Brasil, a produção média de petróleo e gás alcançou 2.315.117 boed, mais 2,7% do que o mesmo mês de 2009.
Sobre os resultados em relação a maio, a produção de junho ficou 1,5% abaixo do volume registrado anteriormente. De acordo com a Petrobras, a queda aconteceu como conseqüência de parada programada para manutenção da plataforma P-43, no campo de Barracuda, na Bacia de Campos.












