Governo realiza evento sobre tecnologia para agricultores familiaresO Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar chega a 7ª edição. |
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e da Pesca (Sape) e de suas vinculadas – Emparn e Emater, promovem, nesta sexta-feira (23), o lançamento do Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar 2010. O lançamento será às 9h, no auditório da Sape, no Centro Administrativo, durante um café da manhã, quando a comissão organizadora do evento apresentará a programação oficial do circuito.
O Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar alcança em 2010 a sua sétima edição. Desde 2004 o evento vem sendo realizado com o objetivo de sensibilizar produtores e técnicos, quanto ao conhecimento e apropriação das tecnologias disponíveis nas diferentes atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas para os agricultores familiares. O lançamento oficial do Circuito 2010 acontece na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da Secretaria de Estado da Agricutura, Pecuária e da Pesca.
Nesse período, para a realização dos circuitos, a Emparn sempre contou com a parceria da Emater e com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), além de importantes parceiros como o Banco do Nordeste, o Sebrae-RN, a Embrapa, o Banco do Brasil, o Consepa e as prefeituras municipais. “Os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Ciência e Tecnologia (MCT), sempre reconheceram a importância e a inovação metodológica do Circuito e foram decisivos no aporte de recursos”, destaca Henrique Santana, diretor-presidente da Emparn.
Este ano o circuito terá como tema central “Gestão e crédito - as chaves para o sucesso da agricultura familiar”, levando em consideração as reconhecidas deficiências de planejamento e administração dos negócios familiares rurais e do potencial de impacto do crédito do Pronaf no Nordeste, que apenas no período 2005/2006 realizou 805 milhões de contratos, envolvendo um montante de recursos da ordem de R$ 1,9 bilhão.
O Circuito de Tecnologias pode ser considerado uma importante ferramenta em ações de sensibilização e socialização do conhecimento técnico e científico para a agricultura familiar potiguar. O processo necessita ser complementado por atividades como unidades demonstrativas das tecnologias disponibilizadas estabelecidas em unidades familiares regionais, incorporando também os saberes locais, com maior participação do extensionista no campo e maior formação de instrutores multiplicadores.
Evento:
Lançamento da programação oficial do Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar.
Data: 23 (sexta-feira)
Local: Auditório da Secretaria de Agricultura - Centro Administrativo.
Hora: 9h
Fonte: Agência RN












