NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

21/07/2010 10h40 - Atualizado em 21/07/2010 10h40

Sebrae capacita pequenos varejistas para desafios futuros

Lançamento do Varejo Competitivo será hoje às 19h na sede da Fecomercio, no Alecrim.

A tendência das grandes redes varejistas em investir nos modelos de lojas menores representa um risco para os pequenos empresários do setor, que muitas vezes por falta de capacitação competem em desvantagem e terminam quebrando. Como uma forma de preparas os micro empreendedores para competir no mercado, o Sebrae lança às 19h desta quarta-feira, na sede da Fecomercio, no Alecrim, o projeto Varejo Competitivo.

A ideia é capacitar os empresários e prestar consultorias individualizadas nas lojas para que elas adquiram um nível de competitividade em relação aos modelos lançados pelas grandes redes. “O aumento do poder aquisitivo tem levado ao investimento nos mercados de bairro ao em vez dos hipermercados. Precisamos preparar os pequenos para a chegada dos grandes no mercado”, explica o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti.

Inicialmente 30 empresas locais, com até dez checkouts (caixas) poderão participar da primeira turma. O projeto trabalha com seis módulos iniciais com parte teórica e consultoria individualizada. De acordo com João Hélio Cavalcanti, em 60 dias, o Varejo Competitivo terá a participação ampliada para mais 30 empresas.

Para o diretor técnico do Sebrae, o ponto chave está na exploração do atendimento por parte dos pequenos. “Essas grandes redes vêm com tecnologia, conhecimento e preço. A diferença dos menores locais é já conhecer seu cliente. É importante que elas estejam no nível adequado para que haja competitividade”, ressalta João Hélio Cavalcanti.

O diretor do Sebrae explica que hoje os empresários poderão conhecer o projeto e fazer a pré-inscrição na sede da Fecomercio. Em seguida, consultores serão enviados aos estabelecimentos para avaliar perfil, tamanho e características para então selecionar as 30 primeiras participantes.

O Sebrae tem como parceiros no projeto a Associação dos Atacadistas e Distribuidores, Associação de Supermercados do RN (Assurn), além da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio).


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo