Varejo espera o melhor Dia dos Pais desde 2005, diz Serasa ExperianA expectativa de 55% é que o faturamento crescerá neste ano segundo pesquisa. |
A espera pelo segundo fim de semana de agosto, quando tradicionalmente é comemorado o Dia dos Pais, vem sendo aguardado com otimismo pelos empresários do varejo. A expectativa de 55% é que o faturamento crescerá neste ano segundo pesquisa do Serasa Experian sobre a Perspectiva Empresarial para o Dia dos Pais 2010.
O percentual é o maior desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2005. Dos outros empresários ouvidos, 39% acham que o faturamento repetirá o de 2009 e apenas 6% prevêem queda. Os especialistas do Serasa Experian lembram que o número ganha mais expressão pelo fato de na data do ano passado o Brasil já ter saído da crise.
Diferentemente das datas que tiveram como base de comparação a primeira metade daquele ano, que foi dividido entre crise (1º trimestre) e recuperação (2º trimestre). No Dia dos Pais 2009, sobre igual data de 2008, 41% dos entrevistados trabalhavam com aumento do faturamento, 41% com estabilidade e 18% com queda.
Entre os estabelecimentos, as grandes empresas de varejo são as mais otimistas. São 80% de seus entrevistados prevendo um faturamento melhor que na mesma data de 2009. Nas médias empresas, 60% que compartilham da mesma opinião, e nas pequenas são 54%.
Na análise regional, o destaque fica por conta dos varejistas do Nordeste, com 67% deles esperando incremento. Na sequência estão os do Centro-Oeste (61%), do Sudeste (55%), do Norte (53%) e do Sul (50%).
Compras
De acordo com os varejistas de todo o Brasil, os presentes que serão mais ofertados neste Dia dos Pais, são roupas, sapatos e acessórios, para 55% dos entrevistados; eelular (23%); eletrônicos (6%); eerfumaria e eosméticos (6%); vinhos/bebidas (2%); jantar/almoço em restaurante (1%); Jóias, relógios e canetas (1%); CD´s, DVD´s e livros (1%); computador / impressora (1%); jogos eletrônicos (1%) e outros (3%).
No Dia dos Pais 2009, os presentes mais demandados foram roupas, sapatos e acessórios (59%); celular (18%); eletrônicos (7%); perfumaria/cosméticos (5%); vinhos/bebidas (2%); jóias, relógios e canetas (2%); jantar/almoço em restaurante (1%); CD´s, DVD´s e livros (1%); jogos eletrônicos (1%) e outros (3%).
Quanto às vendas, 51% serão a prazo e 49% à vista. Na mesma data de 2009, 53% das compras foram à vista e 47% a prazo.
No caso das compras à vista o varejo nacional aponta que serão compostas por dinheiro (39%); cartão de crédito (25%); cartão de débito (18%); cheque (16%) e cartão da própria loja (2%). Para os que optarem pela venda a prazo, as opções ficam distribuídas por cartão de crédito parcelado (43%); cheque pré-datado (33%); financiamento ou crediário (16%); cartão de débito parcelado (4%); cartão da loja parcelado (2%) e outros (2%).
Em 2009 as vendas à vista foram feitas por dinheiro (44%); cartão de crédito (22%); Cheque (17%); cartão de débito (16%) e cartão da própria loja (1%). As vendas a prazo foram feitas por cartão de crédito parcelado (40%); cheque pré-datado (32%); financiamento ou crediário (20%); cartão de débito parcelado (4%); cartão da própria loja parcelado (2%) e outros (2%).
Comentários
Para os especialistas do Serasa Experian a pesquisa mostra que o varejo preserva o otimismo em relação ao seu faturamento, praticamente, repetindo os patamares do Dia dos Namorados, mesmo com a elevação dos juros, o maior endividamento e inadimplência do consumidor.
A evolução do crédito, com prazos cada vez mais longos, é uma das razões para isso. A pesquisa aponta que as vendas a prazo serão superiores as que ocorreram no Dia dos Pais 2009. Neste sentido, destaca-se o crescimento das transações com cartões de crédito, tanto à vista como parcelado, ocupando fatia cada vez maior nos meios de pagamentos.
No que diz respeito aos presentes, na comparação entre o Dia dos Pais 2010/2009, ainda que roupas, sapatos e acessórios sejam os itens mais demandados, os celulares ganharam posição. A cada quatro presentes comprados nesta data de 2010, praticamente, um será celular.
De forma geral, pode-se esperar que na ressaca da Copa do Mundo, as condições financeiras do consumidor acabem definindo a opção por presentes de menor valor agregado e parcelado. As promoções do varejo certamente serão determinantes para mudar esta sinalização. A par disso, as grandes empresas do varejo aparecem como as mais otimistas para o Dia dos Pais 2010.












