Jovens rurais do RN participam do 2° Festival Nacional da Juventude Rural |
Cerca de 250 jovens que vivem na zona rural do interior do Rio Grande do Norte e Região Metropolitana de Natal, vão a Brasília para participar do 2° Festival Nacional da Juventude Rural. O evento será realizado entre os dias 26 e 30 de julho, em Brasília, com o tema “Sucessão Rural com Terra, Políticas Públicas, Meio Ambiente Sustentável, Trabalho e Renda”.
Durante os cinco dias de festival, os jovens entre 16 e 32 anos, terão oportunidade de participar de oficinas sobre temas relacionados à vida rural, além de atividades culturais, esportivas e educacionais.
O coordenador estadual da juventude rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn), Erivam Silva, conta ainda que os jovens terão oportunidade de apresentar os produtos agrícolas e trabalhos de artesanato de suas regiões.
Entre outros pontos importantes, o objetivo é mostrar aos jovens como melhorar a renda e a qualidade de vida na pequena propriedade, as tecnologias mais eficientes utilizadas na agricultura familiar e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude no campo.
Erivam Silva ressalta que o festival é mais uma iniciativa para educar o jovem do campo. “É a chance de mostrar a ele qual seu direito e papel para a sociedade”, explica o coordenador estadual.
Os participantes do 2° Festival Nacional da Juventude Rural fazem parte do Consórcio da Juventude Rural – Rita Quadros e do Programa Jovem Saber - uma experiência de educação do campo desenvolvida desde maio de 2004. A iniciativa nasceu a partir das demandas dos próprios jovens do movimento sindical rural e funciona como um programa de formação política e profissional à distância.
O Festival é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e conta com o apoio das Federações de todo o país.












