Consumo de energia cresce 10% no primeiro semestre deste anoSetor industrial foi o responsável pelo crescimento. |
O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 9,9% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (22), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Entre os setores, a indústria foi que registrou maior aumento de consumo no período com 13,8%. O segmento residencial cresceu 8,1% e o comercial 7,7%, na mesma comparação.
No caso do segmento residencial, a EPE informou que o número de novas ligações em 12 meses atingiu a marca de 2 milhões de consumidores, com média mensal de 166 mil.
Assim como o verificado nos últimos meses, os destaques dessa classe de consumo são as regiões Norte e Nordeste, que cresceram, respectivamente, 20,8% e 19,5% frente ao mesmo período de 2009.
No semestre, a expansão dessas regiões (15% e 14,6%, respectivamente) ficou acima da média nacional. Entre os fatores estão os programas sociais e o aumento da posse de bens de refrigeração nestas regiões.
Somente no mês de junho, o consumo total de energia elétrica no país totalizou 34.570 gigawatts-hora (GWh), representando alta de 11,1% frente a igual mês de 2009, e crescimento de 5% em taxa de 12 meses.
De acordo com o relatório da EPE, com base no conceito de elasticidade-renda da demanda, estima-se que a oferta de energia já contratada seja capaz de sustentar no período 2010-2014 um crescimento médio da economia brasileira de até 7,5% ao ano.












