Circuito de Tecnologias Adaptadas será lançado nesta sexta-feira |
A sétima edição do Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar será lançada nesta sexta-feira (23), às 9h, na sede da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).
Com o tema “Gestão e Crédito – as chaves para o sucesso da agricultura familiar”, o circuito será dividido em 15 etapas, que incluirão os municípios de Apodi, Cruzeta, Nísia Floresta, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Natal, Pedro Avelino, Parnamirim, Ipanguaçu, Pau dos Ferros e Maxaranguape.
Durante cada evento, serão ministrados cursos em várias áreas de conhecimento, como técnicas de cultivo, pecuária, piscicultura, planejamento e gestão.
De acordo com o coordenador do projeto, Guilherme Ferreira da Costa Lima, o objetivo do circuito é promover a sensibilização dos agricultores familiares no processo de apropriação de tecnologias para a sua área de atuação.
“Um dos grandes problemas da agricultura brasileira é o fato de a tecnologia não chegar até os pequenos produtores. O circuito procura melhorar a interação entre as entidades que atuam no setor, para que mais projetos possam ser adaptados à agricultura familiar”, afirmou o coordenador.
A segunda etapa do Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar será no dia 30 de julho, na Estação Experimental da Emparn, no município de Apodi.
Entre as atividades a serem abordadas nos eventos destacam-se: agroecologia, algodão irrigado, aves caipira, bovinocultura de leite, caprinocultura de leite, crédito, culturas alimentares, fruticultura, gestão, girassol, inseminação artificial, manejo da ordenha mecânica, manejo florestal, melhoramento animal, oleaginosas, ovinocultura de corte, reservas estratégicas de forragem, palma forrageira, piscicultura, qualidade do leite, sorgo e transferência de embriões.
O Circuito de Tecnologias é promovido pelo governo do Estado, através da Emparn, Sape e Emater, e conta também com o apoio do Sebrae RN, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.












