NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/07/2010 11h31 - Atualizado em 23/07/2010 11h31

Financiamentos do Minha Casa, Minha Vida crescem quase 70% no RN

Com 10.800 contratos assinados desde o seu lançamento, em abril de 2009, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida já acumula R$ 486 milhões em créditos de compra no Rio Grande do Norte. Em balanço divulgado na última segunda-feira (19), a Caixa Econômica Federal registrou um crescimento de quase 70% no valor dos financiamentos do programa na comparação do primeiro semestre com o acumulado entre abril e dezembro de 2009.

Nos seis primeiros meses de 2010, a Caixa teve R$ 306 milhões de seus créditos de compra de residência destinados ao Minha Casa, Minha Vida. O crescimento de 62,9% do semestre em relação aos nove meses iniciais do programa é encarado com naturalidade pelo diretor da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN (Cehab), Damião Pita.

Para o diretor da Cehab este tipo de progresso é natural quando se fala em programas habitacionais. Damião Pita analisa que o crescimento nunca acontece de forma imediata, já que na fase inicial, o enfoque esteve na liberação das áreas para a construção das casas. “Foi o tempo para resolver os problemas dos terrenos, providenciar as áreas e seus licenciamentos”, explica.

Pitta relata que as pendências aconteciam em duas vertentes. “Podia ser uma negociação amigável, que acontece de maneira mais rápida. Mas em outros era preciso desapropriar. Além disso, encontramos problemas com muitos proprietários que não possuíam a escritura pública do terreno e ainda precisava providenciar isso”, conta o diretor da Cehab.

Além da resolução dos problemas dos terrenos, outro fator importante destacado por Damião Pita foi a maior participação dos municípios, que começaram a acreditar no programa. Segundo o diretor do Cehab, a segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de 1.140 moradias nos municípios com menos de 50.000 habitantes deve ser iniciada em setembro deste ano.

A meta estadual, segundo Pita, é deixar encaminhada a construção de um total de 6.000 casas até dezembro deste ano, incluindo as 1.140 da segunda etapa do programa. Atualmente 4.000 moradias estão em construção de acordo com o diretor da Cehab.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo