Emater-RN apresenta balanço orçamentário e financeiro de 2014Os dados foram apresentados aos membros do conselho pela equipe financeira do órgão |
Durante a reunião do Conselho de Administração da Emater-RN, a instituição apresentou os números que configuram o balanço orçamentário, financeiro e patrimonial, relativo ao exercício de 2014. O encontro aconteceu esta manhã no auditório da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), no Centro Administrativo.
Os dados foram apresentados aos membros do conselho pela equipe financeira da Emater-RN, levando em conta as previsões e execução orçamentárias, repasses financeiros do Governo do Estado, receitas de convênios, chamadas públicas, despesas, incluindo folha de pessoal e encargos, evolução patrimonial, entre outros quesitos.
Participaram da reunião o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira; o diretor administrativo da Emater-RN, Péricles Rocha; a coordenadora de planejamento e execução da autarquia, Ariamélia Bandeira; o diretor-presidente da Emparn, Alexandre Wanderley; a secretária-adjunta de Planejamento, Vera Guedes; o representante da Fetarn, Ambrósio Lins; e os contadores da Emater-RN, Halisson Dantas, Rodrigo Brito e Bruno Andrade.
O balanço foi enviado ao Tribunal de Contas do Estado no mês de abril e, posteriormente, o parecer do conselho a respeito das informações apresentadas pela instituição.
O diretor administrativo, Péricles Rocha, afirmou que uma das maneiras de reduzir as despesas da instituição será através da alienação de bens, principalmente veículos, que não estão mais sendo utilizados no dia a dia. O leilão deve acontecer em agosto e envolverá cerca de 100 automóveis e itens de informática. "Nossa proposta é realizar leilões anualmente", salientou.
AQUISIÇÕES - O diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, acrescentou aos presentes que a instituição está atravessando por um momento de reestruturação, com foco nas melhores condições de trabalhos dos servidores. Numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a instituição adquiriu 33 veículos, 241 computadores, iniciará a reforma de 80 escritórios, além da construção de novos escritórios regionais em Assu e São José de Mipibu, está adquirindo 80 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, também para os escritórios do interior, e 287 pneus para os veículos.
A instituição já licitou 100 veículos utilitários tipo baú refrigerado, 82 balanças eletrônicas, 250 freezers, computadores e impressoras para serem utilizados no transporte e apoio à produção da agricultura familiar até o local de distribuição dos produtos. A instituição também negocia com o MDA a aquisição de mais 70 veículos, que serão utilizados nas atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado.
Fonte: Governo do RN

