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26/07/2010 09h53 - Atualizado em 26/07/2010 09h53

Qualidade de crédito do consumidor recuou 0,3% no segundo trimestre

De acordo com a Serasa Experian, índice atingiu o valor de 80,3.

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor registrou recuo de 0,3% no segundo trimestre de 2010, atingindo o valor de 80,3. O índice avalia numa escala de 0 a 100, sendo quanto maior, melhor a qualidade de crédito e menor a probabilidade de inadimplência.

Segundo a Serasa Experian, o recuo é justificado pelo aumento acelerado do endividamento dos consumidores, especialmente a partir de meados do ano passado, estimulado pelas condições de crédito mais favoráveis (juros mais baixos e prazos mais longos), pela evolução do emprego e pelas medidas de isenções tributárias em determinados segmentos de bens duráveis, tornando atraente ao consumidor a aquisição destes bens via financiamentos.

Essa evolução do endividamento não foi acompanhada, na mesma proporção,  pelos incrementos observados na renda. Este fato contribuiu para a redução da qualidade de crédito do consumidor (aumento do risco de inadimplência), verificado no segundo trimestre de 2010.

Apesar do recuo detectado no segundo trimestre, o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor ainda permanece em nível superior ao observado nos meses imediatamente anteriores à eclosão da crise financeira internacional (quarto trimestre de 2008), atingindo, neste segundo trimestre de 2010, a segunda maior cifra desde o terceiro trimestre de 2008.

Análise Regional

Na análise regional, verifica-se que as regiões Sul e Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional (80,3), em termos de qualidade de crédito dos seus consumidores, registrando as marcas de 85,0 e 80,4, respectivamente. Em seguida temos o Nordeste, com 79,0, praticamente empatado com o Centro-Oeste (78,6). E, por fim, aparece a Região Norte com 76,5.

Comparativamente ao trimestre anterior (primeiro trimestre de 2010), as regiões economicamente menos desenvolvidas do país – Norte e Nordeste – registraram as maiores quedas na qualidade de crédito dos consumidores: -1,9% e -1,2%, repesctivamente. A região Centro-Oeste manteve a sua qualidade de crédito inalterada, e as regiões mais ricas – Sul e Sudeste – exibiram elevações (0,2% e 0,5%, respectivamente) na qualidade de crédito dos seus consumidores durante o segundo trimestre de 2010.


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