Carlos Eduardo recebe cônsul da Argentina no NordesteO cônsul ficará dois dias em Natal, com gabinete de trabalho montado na sede da Secretaria Municipal de Turismo |
Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Carlos Eduardo recebeu, no Palácio Felipe Camarão, o cônsul da Argentina no Nordeste, Jaime Hernando Beserman. A pauta da reunião, que teve a participação do Secretário de Governo, Jonny Costa, consistiu na troca de informações sobre política argentina, brasileira, latino-americana e mundial, além de economia, cultura e turismo. Ele ficará dois dias em Natal, com gabinete de trabalho montado na sede da Secretaria Municipal de Turismo.
O chefe do executivo municipal historiou a participação de Natal na 2ª Guerra Mundial, como base estratégica para a Força Aérea Norte-americana alcançar a Europa e a África. Carlos Eduardo disse ao cônsul que a cidade, com pouco mais de 50 mil habitantes, na época do conflito, recebeu onze mil soldados estadunidenses, como também sediou o encontro entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt.
Por sua vez, o diplomata ficou interessado em firmar parceria com o município, no sentido de viabilizar a vinda de artistas e músicos do Conservatório de Buenos Aires e do Teatro Cólon para apresentações em Natal. "Tenho e esperança de trabalharmos juntos. O Nordeste tem muita coisa para dar certo", afirmou Jaime Hernando Beserman. Ele também comentou sobre o voo direto entre Natal e Buenos Aires, operado pela GOL Linhas Aéreas: "Muitos argentinos estão vindo conhecer Natal. Outros já moram no Estado, principalmente em Pipa".
Radicado em Recife há um ano e meio, o cônsul já trabalhou em São Paulo, Florianópolis e Curitiba. Quando estudante foi preso pela ditadura argentina, uma das mais sanguinolentas do continente: "Eu tive sorte. Estou vivo".
Fonte: Prefeitura do Natal

