Potigás implanta modelo BSC e define novos procedimentosO BSC traduz a missão e a visão da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho. |
A Companhia Potiguar de Gás (POTIGÁS) inicia o processo de criação de suas políticas, rotinas e procedimentos a partir da criação do Mapa Estratégico da empresa, utilizando como modelo o Balanced Escorecard (BSC). O BSC traduz a missão e a visão da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.
Os indicadores gerados permitirão avaliar até que ponto as atividades e ações, que deveriam estar sendo desenvolvidas na organização, estão progredindo. Dessa forma, deve-se transformar a estratégia da empresa em objetivos que terão como referência as quatro perspectivas do modelo BSC: perspectiva financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
Na Potigás, o projeto foi apresentado à Diretoria Executiva pelo Diretor Administrativo e Financeiro, Fernando Jorge, e na oportunidade foi criado um Grupo de Trabalho Multifuncional, que está sendo coordenado pela Gerente de RH, Érica Pelicano. O grupo e composto pelos colaboradores George Lima (representando a diretoria executiva), Ramid Risério, Ivan Dantas e Carlos André (diretoria técnica e comercial) além de Ricardo Wagner, Saldanha e Iericê (diretoria administrativa e financeira).
Além dos desdobramentos naturais de gestão que este processo proporciona, como por exemplo, a criação de propostas das políticas, rotinas e procedimentos, promove também um alinhamento entre as metas individuais e estratégicas da Companhia. O desafio foi lançado no dia 15 de julho de 2010.
*Fonte: Assessoria de Imprensa da Potigás












