Ponta de Pirangi: Preservar sem perder o potencial econômico |
Equilibrar o desenvolvimento da biodiversidade com o potencial turístico dos recifes costeiros da praia de Pirangi é o desafio da ONG Oceânica. Selecionado no Programa Petrobras Ambiental, o projeto Ponta de Pirangi – Conhecendo e Preservando seus Recifes Costeiros, é uma das atrações na Mostra de Ciência e Tecnologia (ExpoT&C), um dos eventos da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sexta-feira (30) no Campus da UFRN.
Em visita ao estande da Petrobras, onde o projeto está exposto, a diretora da ONG Oceânica, Liana Mendes, explicou que atualmente o projeto está em fase de pesquisa, que será concluída com uma avaliação ambiental e social dos recifes costeiros de Pirangi.
“Vamos cruzar as informações e fazer o diagnóstico para então desenvolver as propostas de uso sustentável da área”, detalha a diretora da Oceânica. A ideia, segundo Liana Mendes, é fazer dos recifes costeiros uma Unidade de Conservação de caráter federal ou estadual.
Quanto a uma eventual perda do potencial turístico local, a diretora da Oceânica conta que o projeto não tem essa intenção, e sim fazer com que as atividades sejam desenvolvidas de maneira sustentável, levando em conta os cuidados com a biodiversidade local.“Já conversamos com grandes empresas sobre isso, além de pescadores locais. São atividades importantes, que vão continuar sem perder valor”, explica Liana Mendes.
Além disso, o projeto objetiva a capacitação dos guias de turismo e em setores produtivos alternativos no contexto turístico-ambiental da região, a criação de um sistema de coleta de lixo reciclável nas praias do entorno (Pirambúzios), e a revitalização da pesca artesanal.
Segundo a diretora da Oceânica, a Petrobras patrocinou o projeto viabilizando toda a parte de recursos humanos. O Ponta de Pirangi foi aprovado no processo seletivo do Petrobras Ambiental em 2008 e começou a atuar em dezembro de 2009.
Ele está exposto ao lado de outros projetos no estande da Petrobras, que durante a ExpoT&C volta suas atenções para o programa ambiental, cujas inscrições vão até o próximo dia 19 de agosto. Mais informações podem ser encontradas no site http://www.petrobras.com.br/ppa2010/home/.












