Atividade econômica cresce 7,4% em fevereiro, aponta SerasaIndicador registra maior taxa desde julho de 2008. |
O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, que mede o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mensal, registrou o aumento de 7,4% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando a maior taxa desde julho de 2008. Com este resultado, a expansão da atividade econômica teve alta de 7,3% no primeiro bimestre de 2010, fazendo com que a variação acumulada nos 12 meses anteriores atingisse 1,4%.
De acordo com economistas da Serasa Experian, o forte crescimento econômico deste início de ano deve-se aos efeitos favoráveis dos estímulos fiscais à compra de bens duráveis, assim como dos impulsos oriundos de uma política monetária que vem favorecendo o crédito ao consumidor.
Os crescimentos de 24,3% nos investimentos produtivos e de 10,5% no consumo das famílias também foram apontados como fatores determinantes para o aumento da atividade econômica. O aumento de 13,3% das exportações no mês de fevereiro, e de 44,1% das importações, também contribuíram para este cenário positivo.
A atividade industrial, que cresceu 13,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2009, foi considerada a grande responsável pelo crescimento de 7,4% na atividade econômica, do ponto de vista da oferta agregada. Já o setor de serviços apresentou uma alta mais modesta, de 4,7% em relação a fevereiro do ano passado. Por sua vez, o setor agropecuário exibiu crescimento anual de 2,6% em fevereiro de 2010, revertendo treze meses consecutivos de taxas anuais negativas.
Nos dois primeiros meses deste ano, os investimentos foram o principal componente do crescimento da atividade econômica, registrando o aumento de 19,5%. As exportações também registraram um crescimento considerável no primeiro bimestre de 2010, com 11,2% em relação ao mesmo período de 2009. No caso das importações, o Índice registrou alta de 32,4% no período, refletindo não somente o aquecimento do consumo interno, como também o aumento dos investimentos.












