Miguel Nicolelis recebe um dos mais importantes prêmios cientÃficos dos EUA |
O neurocientista Miguel Nicolelis, diretor científico e idealizador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, foi um dos ganhadores do Director´s Pioneer Award (Prêmio Pioneiros) de 2010, concedido pelo National Institutes of Health (NIH), maior prêmio científico concedido pelo governo americano para pesquisadores biomédicos.
Nicolelis foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio e agora se junta à lista dos 81 vencedores desde o início da premiação, em 2004.
Como premiação, ele irá receber 2,5 milhões de dólares em fundos de pesquisa para financiar o trabalho pioneiro realizado por ele na Universidade de Duke no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina por cinco anos.
O Pioneer Award é concedido aos cientistas de "criatividade excepcional” que propõem abordagens de pesquisas inovadoras com potencial para produzir impacto nos grandes problemas da pesquisa biomédica.
Miguel Nicolelis planeja usar o prêmio para desenvolver sua pesquisa para a investigação dos princípios básicos neurofisiológicos que permitirá que circuitos neurais no cérebro de mamíferos possam gerar comportamentos sensoriais, motores e cognitivos.
Usando a interface cérebro-máquina, Nicolelis demonstrou que os primatas não-humanos e seres humanos podem utilizar eficazmente a atividade elétrica proveniente do cérebro para controlar diretamente movimentos complexos de dispositivos artificiais, como as ferramentas de computador e próteses.
Além do Pioneer Award, Dr. Nicolelis foi recentemente eleito para a Academia Francesa de Ciências. Em abril, ele também recebeu a Medalha Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.
*Com informações da Assessoria de Imprensa.












