Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

22/10/2015 16h09

Brasil precisa consolidar o ajuste fiscal e criar condições para reduzir os juros, diz CNI

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou, nesta quarta-feira (21), manutenção dos juros básicos da economia em 14,25% ao ano. Para a CNI, sem o ajuste fiscal, a economia seguirá em recessão

A manutenção dos juros básicos da economia em 14,25% ao ano, definida nesta quarta-feira (21), pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), era esperada pela indústria. Um eventual aumento da taxa no cenário atual seria ineficaz para o controle da inflação e teria consequências devastadoras para a economia, com o aumento dos juros da dívida pública e o agravamento das dificuldades das empresas, avalia a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para a indústria, a inflação continua alta por causa dos reajustes dos preços administrados, da desvalorização do real frente ao dólar e da deterioração das expectativas. Por isso, embora a política monetária deva se manter vigilante, a CNI destaca que o país precisa consolidar o ajuste fiscal para controlar a dívida pública e criar um ambiente compatível com a queda nos juros. Ainda segundo a CNI, sem o ajuste fiscal, a economia seguirá em recessão.

O ajuste, no entanto, deve ser acompanhado de medidas que promovam a competitividade das empresas, melhorem o cenário econômico e estabeleçam condições para a retomada do crescimento. Definir e implementar essa agenda é fundamental para recuperação da confiança dos empresários e consumidores e a futura redução dos juros.

 

Fonte: Agência CNI de Notícias


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo