Motores do Desenvolvimento discute caminhos para uma recuperação econômicaNo Rio Grande do Norte os reflexos são sentidos tanto no comércio quanto na indústria. |
A crise econômica que se instalou no Brasil em 2015 trouxe alta da inflação, aumento de juros e impostos, superendividamento da população e retração no comércio e na indústria. E o cenário para o próximo ano não parece nada promissor.
No Rio Grande do Norte os reflexos são sentidos tanto no comércio quanto na indústria. Em sondagem elaborada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), os resultados mostraram que a queda no setor reproduz a tendência nacional e atingiu o nível mais baixo da série histórica, iniciada em 2010.
No comércio, a situação não é diferente. De acordo com a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio), este deve ser o primeiro Natal recessivo da economia potiguar, com redução de 75% das vagas de contratação temporária para o período.
Buscando debater este cenário e promover discussões acerca do futuro econômico do Brasil, a próxima edição do seminário Motores do
Desenvolvimento traz como tema: "Brasil, vamos crescer".
O seminário será realizado na próxima segunda-feira, dia 9, no auditório da casa da indústria e conta com a participação de grandes nomes como Luiz Mendonça de Barros, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e a colunista do jornal O Estado de São Paulo, Eliane Cantanhêde, que farão palestras durante o evento.
O Motores do Desenvolvimento do RN é realizado desde 2008 a partir de uma parceria entre FIERN, Fecomercio/RN, Tribuna do Norte, Salamanca Capital Investments e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sempre tem em sua pauta temas de grande relevância para a população, como a sustentabilidade na indústria, educação básica e profissional e tecnologia da informação.
Programação
Tema: Brasil, vamos crescer!
Data: 9 de novembro de 2015
Local Auditório Albano Franco, Casa da Indústria do Rio Grande do Norte (Av. Senador Salgado Filho, nº 2860).
8h - Pronunciamentos
Amaro Sales, presidente da Federação da Indústria do RN
Henrique Alves, ministro do Turismo
Robinson Faria, governador do Estado do RN
9h - Palestra "Crise de credibilidade e alternativas políticas"
Palestrante: Eliane Cantanhêde
Colunista do jornal Estado de São Paulo de comentarista da GloboNews
10h - Palestra "Perspectivas do Brasil diante da crise"
Palestrante: Luiz Carlos Mendonça de Barros
Doutor em economia pela Unicamp, ex-presidente do BNDES, ex-diretor do Banco Central e ministro das Comunicações durante o governo Fernando Henrique Cardoso
Mediador: Amaro Sales
12h - Momento econômico e perspectivas para o Estado do Rio Grande do Norte
Palestrante: Gustavo Nogueira, secretário de Estado do Planejamento e das Finanças
12h - Momento econômico e saída da crise para os municípios
Palestrante: Virgínia Ferreira, secretária de Planejamento do município de Natal
Mediador: Pedro Terceir o de Melo, vice-presidente da Fiern
13h - Encerramento

