Empresas de tecnologia estão no topo da lista das marcas mais valiosasCom lucro de US$ 12 bilhões no último ano, a Apple aparece em primeiro lugar. |
O levantamento "The World's Most Valuable Brands" feito pela revista americana "Forbes" revelou que a Apple é a marca mais valiosa do mundo. A empresa de Steve Jobs, que nos últimos 12 meses registrou lucro de US$ 12 bilhões, apareceu no topo da lista com um valor de marca equivalente a US$ 57,4 bilhões.
A lista mostra como as empresas de tecnologia ganham espaço no mundo das gigantes globais. Quatro dos cinco primeiros nomes tem atuação no ramo da tecnologia. Esse setor também representa 30% das 50 das marcas mundiais mais valiosas.
A Microsoft figura o segundo lugar do ranking, com um valor da marca em US$ 56,6 bilhões. A Coca-Cola, na terceira posição, é a única não tecnológica entre as cinco maiores. A revista aponta o valor da marca de bebidas em US$ 55,4 bilhões. Em seguida aparecem a IBM, com a marca valendo US$ 43 bilhões e a Google, com US$ 39,7 bilhões de valor de marca.
A revista aponta que a crise afetou as companhias em 2009, mas que algumas delas foram prejudicadas pelos próprios erros. Como exemplo, ela cita o caso da Toyota, 11º colocada na lista, com a marca avaliada em US$ 24,1 bilhões. O recall de cerca de 10 milhões de veículos levou a uma queda de 20% na percepção de qualidade dos clientes, um dos principais motes da companhia em peças publicitárias.
Goldman Sachs e Marlboro são os exemplos inversos da Toyota. As duas empresas conseguiram se manter líderes na áreas de atuação apesar das turbulências enfrentadas. A marca de cigarros, oitava posição valor de marca de US$ 29,1 bilhões, se mantém firme apesar das ações judiciais para restringir as ações de marketing.
Já o banco de investimento apresentou valor de US$ 9,5 bilhões e a 45º posição na lista a despeito das acusações de estimular os riscos que levaram à crise.












