Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

31/07/2010 09h18 - Atualizado em 31/07/2010 09h18

Dia dos Pais: Data comemorativa vem ganhando cada vez mais destaque no varejo

Nada de lembrancinhas. O costume dar presentinhos simbólicos no Dia dos Pais ficou no passado. Nos últimos anos, a data tem ganhado cada vez mais destaque no comércio varejista nacional e o bom momento vivido pela economia tem possibilitado aos filhos dar mais atenção ao presente do pai.

O consultor comercial Iron Marinho é um dos que decidiram investir um pouco mais no presente do Dia dos Pais. Ele conta que ainda está em dúvida em relação à escolha do presente, mas já sabe que vai optar por algo que reflita o estilo do seu pai.

“Este ano, vou comprar algo útil, que ele possa aproveitar por muito tempo e que tenha a ver com ele. Ainda não decidi exatamente o que vai ser, mas estes são os principais requisitos para o presente. Como também sou pai, gostaria de receber algo assim”, disse.

De acordo com o empresário Glauber Gentil, os presentes do Dia dos Pais estão cada vez mais variados, com opções para todos os tipos de pais. Porém, o setor de vestuário ainda é campeão de vendas nesse período.

“São muitas as opções de presentes, mas muita gente ainda prefere dar peças de vestuário. O setor de perfumaria e cosméticos também tem aparecido como um dos que mais crescem no período que antecede o Dia dos Pais, essa data que tem se aproximado cada vez mais do Dia das Mães, em relação à importância”, afirmou Glauber.

Como empresário dos dois setores (vestuário e perfumaria), Glauber revela ainda que a expectativa de crescimento das vendas vai ficar em torno dos 20% este ano, dando continuidade aos bons números que vem sendo obtidos desde janeiro.

Além desses setores, outros presentes mais ofertados neste Dia dos Pais, são sapatos e acessórios, celulares, eletrônicos, vinhos/bebidas, jantar/almoço em restaurante, Jóias, relógios e canetas, CD´s, DVD´s e livros, computador/impressora, jogos eletrônicos e outros.

Na semana passada, o instituto Serasa Experian divulgou uma pesquisa que constatou o otimismo dos empresários do setor varejista de todo o país com o aumento das vendas este ano. O levantamento mostrou que 55% dos entrevistados esperam incremento no volume de vendas do Dia dos Pais.

Os comerciantes do Nordeste são os mais otimistas em relação ao aumento de seu faturamento no Dia dos Pais 2010, com 67% acreditando nisso. Na sequência estão os do Centro-Oeste (61%), do Sudeste (55%), do Norte (53%) e do Sul (50%).

Em Natal, o setor espera um aumento de 12% nas vendas. De acordo com o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Adelmo Freire, os lojistas esperam um aumento em torno de 12% nas vendas este ano, em relação ao mesmo período de 2009.

“Todas as datas promocionais que aconteceram no primeiro semestre atenderam às expectativas. Como o Dia dos Pais é a primeira data deste semestre, estamos projetando também um crescimento bastante positivo, de 12%”, afirmou Freire.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo