O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dá início nesta segunda-feira (02) o Censo 2010, que irá criar um grande retrato de como vive atualmente a população brasileira. No Rio Grande do Norte, serão 2.724 recenseadores, que percorrerão os 167 municípios, até final de outubro.
De acordo com o superintendente do IBGE-RN, José Aldemir Freire, o estudo será dividido em dois blocos. O primeiro vai analisar as características dos domicílios, se são do tipo casa ou apartamento, se é casa própria ou aluguel. “A pesquisa vai mostrar as condições de moradia população”, disse o superintendente.
O segundo bloco da pesquisa vai analisar a população propriamente dita. “Esta é a parte da pesquisa que vai traçar o perfil do brasileiro, que vai perguntar sobre religião, cor, rendimento mensal, educação, dentre outros aspectos”, revelou Freire.
Após analisados, os dados serão utilizados como base para aplicação de investimentos das políticas públicas em todo o país, pelos próximos 10 anos. “O levantamento vai levar recursos para as áreas que mais necessitam. Vai mostrar também a evolução do país na última década, onde o Brasil cresceu e onde deixou de crescer, desde 2000”, afirmou.
Os resultados preliminares do Censo 2010 estão previstos para serem divulgados ainda em dezembro deste ano. O estudo mais detalhado, com analises mais completas, deverá ser lançado ao longo de 2011 e 2012.












