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17/03/2016 10h11

Idema disponibiliza ferramenta online para agilizar comunicação com empreendedores

A ferramenta criada em 2011 foi reformulada pela atual gestão do instituto para garantir a transparência nas suas ações e principalmente facilitar a comunicação entre empreendedores e técnicos.

Para garantir agilidade na comunicação com os empresários e empreendedores, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, disponibiliza a ferramenta "Comunica", funcionalidade do sistema de licenciamento ambiental informatizado. A ferramenta criada em 2011 foi reformulada pela atual gestão do instituto para garantir a transparência nas suas ações e principalmente facilitar a comunicação entre empreendedores e técnicos. Por meio dela, é possível acompanhar os processos de licenciamento de forma mais rápida e segura.

"O comunic@ agiliza a demanda relacionada ao licenciamento ambiental e o empreendedor passa a ter um retorno imediato das suas solicitações. O trâmite é menos burocrático e mais seguro. Além disso, a ferramenta funciona 24 horas", ressaltou Maria do Carmo Clemente, Coordenadora de Meio Ambiente.

A ferramenta deve ser acessada pelo site do Instituto, o www.idema.rn.gov.br. Ao lado esquerdo da página principal, abaixo do link "Sislia" é possível visualizá-la. O empreendedor recebe a senha de acesso no momento em que abre o processo, caso ainda não tenha a senha, ela pode ser solicitada na Central de Atendimento do Idema ou no próprio site. O e-mail cadastrado para o recebimento das correspondências pode ser o do próprio empreendedor ou da associação onde ele é vinculado ou até mesmo de familiares, desde que seja de pessoas próximas e de fácil acesso. O sistema permite ainda que sejam tiradas dúvidas referentes às providências solicitadas, além de servir para recebimento de comunicados sobre aprovação de prazos, entre outros.

"Quando um empreendedor entra com pedido de licença ambiental e nós do IDEMA solicitamos documentos extras ou complementares ao projeto, é emitida uma solicitação de providências. Antes do Comunica, essa solicitação era enviada pelos Correios e nós tínhamos muitos problemas com a entrega desses documentos, muitos continham endereços errados e não chegavam ao destino certo, sem falar também nas despesas com papel, postagem etc. Com essa ferramenta o processo ficou mais ágil, transparente e até mais econômico", afirmou Vera Lúcia Cavalcanti Bezerra, Coordenadora da Central de Atendimento do Idema.

Ao técnico do Idema, cabe a responsabilidade de enviar as solicitações e responder aos questionamentos. Para garantir ainda mais segurança, as informações trocadas entre empreendedor e técnico são auditadas, ficam gravadas no sistema, impressas e colocadas no processo físico e podem ser acessadas em caso de dúvidas.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: idema.cma@gmail.com
Passo a passo para o empreendedor não cadastrado:
- Entrar no site www.idema.rn.gov.br
- Ir para o link comunica@ que fica na parte de baixo da página, lado esquerdo;
- Digitar o CNPJ da empresa
- Colocar a senha geral que é 123456
- Colocar o e-mail para contato
- Escolher uma nova senha e digitá-la

 


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