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05/08/2010 08h28 - Atualizado em 05/08/2010 08h28

Serviços da Previdência Social disponíveis pela internet

Cidadão tem acesso a 48 serviços sem precisar ir a uma agência do INSS.

A Previdência Social dispõe de canais eletrônicos – Portal na Internet (www.previdencia.gov.br) ou pela Central 135, que podem levar o cidadão a obter uma série de serviços sem precisar sair de casa ou de seu local de trabalho.

Na página da Previdência Social há uma Agência Eletrônica que agrega todos os serviços disponíveis on line para o cidadão. Ao todo, são 48 serviços e links informativos que vão desde a inscrição de novos filiados até ao agendamento de aposentadoria por tempo de serviço ou contribuição, facilitando o contato, por meio virtual, com a Previdência Social.

O uso da internet tem como finalidade facilitar o acesso aos serviços, proporcionando mais conforto, evitando o deslocamento até uma unidade do INSS e reduzindo a burocracia no relacionamento do INSS e o cidadão. É o caso do advogado Francisco Araújo de Carvalho, que por meio da internet, agendou atendimento e verificou o prazo de aposentadoria, para um cliente. “Inclusive, já recomendei o portal a outros colegas profissionais de minha área”, declarou Francisco Araújo.
Segurado

No link Agência Eletrônica Segurado, alguns benefícios podem ser requeridos pela Internet. Essa agência faz parte dos esforços do Ministério da Previdência Social de agilizar o atendimento de salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros. Os segurados também podem fazer o agendamento para solicitar prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença; fazer uma simulação do cálculo de contribuição, consultar às perícias médicas agendadas, solicitar extrato de pagamento de benefícios, atualização de endereço, informações sobre o andamento de processos e certidões.

Navegando na Agência Eletrônica Empregador, com foco das empresas e empregadores, alguns serviços são oferecidos ao internauta, entre eles: o cadastramento de acidentes de trabalho (CAT), Fator Acidentário de Prevenção, consulta às decisões das Juntas de Recursos da Previdência Social, cálculo de contribuição e missão de Guia da Previdência Social (GPS) em dia e em atraso.

Outros serviços que, antes, eram prestados pela Previdência Social, como informações relativas à GFIP, Certidão Negativa de Débito (CND), baixa de empresas, matrículas CEI, devem ser consultados no portal da Receita Federal.

O contador Edgley Rocha, do Centro de Apoio Empresarial, diz que sempre navega no site da Previdência Social em auxilio ao seu trabalho de contabilidade. “Já utilizei o serviço por mais de uma vez. Acho excelente, pois evita meu deslocamento ao INSS”.
Central 135

Outro canal eletrônico é a Central 135. Um telefone gratuito por meio do qual o cidadão pode agendar pelo telefone fixo ou público, possibilitando fazer o atendimento programado e personalizado, com dia e hora marcada em qualquer Agência da Previdência Social. Para falar com um atendente da Central 135, o usuário deve ligar das 7 às 22h, de segunda a sábado.

Pelo telefone se pode obter orientações sobre os serviços da Previdência Social, agendar atendimento, requerer Auxílio Doença, pedir prorrogação ou reconsideração, consultar perícia médicas, checar datas de pagamento, verificar a situação de um benefício, fazer incrição e até registrar reclamações, sugestões, elogios ou fazer denúncias junto à Ouvidoria-Geral da Previdência Social.

É importante que, ao telefonar, o segurado tenha em mãos todos os documentos e informações necessárias ao requerimento dos benefícios ou serviços, pela Internet ou por telefone, como: documentos pessoais (RG, CPF), o número de inscrição junto à Previdência Social, PIS/PASEP ou o NIT - Número de Identificação do Trabalhador- utilizado para identificar o contribuinte individual, doméstico e facultativo.


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