Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/06/2016 14h35

Empresas de Natal renegociam débitos com instituições financeiras

A iniciativa reuniu em um mesmo local agentes e representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Caixa, Itaú e Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN).

Um grupo de 15 empresas tiveram dois dias para reavaliar e até quitar débitos com instituições financeiras devido à Semana de Negociação Financeira, promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RN). Além de aproximar credores e devedores, cujas negociações ocorreram ontem e encerraram nesta quarta-feira (15), as empresas receberam capacitação prévia do Sebrae na área de planejamento financeiro para avaliar capacidade de pagamento. Das 26 negociações agendadas, 17 delas conseguiram chegar a um acordo para renegociar e até mesmo quitar o débito.

A iniciativa reuniu em um mesmo local agentes e representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Caixa, Itaú e Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), que apresentaram soluções mediante um juiz conciliador para as dívidas dos empresários inscritos.

Na avaliação do juiz da 2ª Vara Cível de Mossoró e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado, José Herval Sampaio Júnior, que ficou responsável por homologar as conciliações, o saldo da iniciativa foi positivo, já que mais de 50% dos casos analisados foi iniciada uma aproximação e chegaram a um acordo, impedindo que processos fossem enviados ao judiciário contra as empresas endividadas. "Abrimos uma aceitação completa e vias de diálogo que não existiam. Essa é a saída para resolver o problema. Na hora do conflito, tem de haver diálogo", diz o magistrado.

Segundo ele, a origem da maior parte das dívidas está relacionada à crise econômica que atingiu o segmento de atuação da empresa e também má administração financeira. De acordo com Herval Sampaio, essa parceria do Sebrae com TJ-RN para solucionar a situação financeira dos empreendedores será promovida também nas cidades de Currais Novos, Mossoró e Parnamirim já no segundo semestre do ano.

Para a analista da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, Ruth Suzana Maia, esse tipo de evento é importante, não apenas pela revisão das dívidas, mas também pelo atendimento prévio realizado pelos técnicos e consultores da Instituição. Os atendimentos foram oferecidos gratuitamente e envolveram palestras sobre "Negociação" e "Gestão Financeira", além de orientações individuais sobre as melhores alternativas de renegociação das parcelas e prazos para a quitação de financiamentos e empréstimos bancários, inclusive com possibilidade de período de carência.

Fonte: Agência Sebrae RN

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo