Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda têm procura mensal média de 2.800 natalensesA Prefeitura de Natal dispõe de dois Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda, que funcionam plenamente nos bairros da Cidade Alta e do Alecrim. |
Com a atual crise econômica que o Brasil atravessa, o fantasma do desemprego voltou a rondar o cidadão e a cidadã que em muitos casos acabam fazendo parte das nefastas estatísticas da falta de colocação no mercado de trabalho. De olho em dados nada alvissareiros, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está fazendo o seu dever de casa e contribuindo para mudar a situação. O órgão dispõe de dois Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda, que funcionam plenamente nos bairros da Cidade Alta e do Alecrim.
A procura diária por vaga de emprego nos Centros é, em média, de 140 pessoas, totalizando 2.800 no fim do mês. O atendimento é de 8 às 17 horas, nos dois Centros. De acordo com o psicólogo e técnico Rodrigo Tavares de Medeiros, os Centros ajudam a população a conseguir uma vaga de trabalho. "Nós queremos contribuir para a valorização do emprego, por meio de nosso sistema, que não para", ressalta Rodrigo de Medeiros.
Ainda segundo ele, as vagas de emprego mais procuradas são de auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo, garçom, pedreiro, servente de pedreiro, promotor de vendas, repositor e vendedor. O aspirante ao emprego pode procurar um dos Centros Públicos ou mesmo um dos Centros de Referência em Qualificação Profissional, por intermédio do programa Qualificar Natal, nas quatro regiões administrativas da cidade. Para ser encaminhado à vaga, o candidato deve se cadastrar em uma das unidades dos Centros Públicos - Alecrim e Cidade Alta. Os documentos necessários são Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, número do PIS e comprovante de endereço.
Além dos Centros, o cidadão pode acessar a página Mais Emprego do Ministério do Trabalho (maisemprego.mte.gov.br) e verificar vagas de acordo com o seu perfil profissional, cursos de qualificação, obter informações sobre o abono salarial e consultar a situação de seu requerimento de seguro-desemprego e informações sobre o benefício.
Aliás, os Centros Públicos atuam em parceria com o Sine Estadual e Nacional. O seguro-desemprego é outro serviço bastante procurado pela população, chegando a 2800 pessoas/mês: "Tiramos dúvidas sobre o benefício e informamos sobre cursos de qualificação", informa o psicólogo.
Para a coordenadora administrativa do Centro Público da Cidade Alta, Nadja Maria de Araújo, o trabalho do órgão facilita o acesso a uma vaga de trabalho: "Diariamente há a distribuição de 40 fichas. Ao término, abrimos para a demanda espontânea. Temos parceria com muitas empresas que acreditam no nosso trabalho. Enviamos carta de encaminhamento para vagas, bem como atualizamos o cadastro de quem nos procura. E tem dado muito certo".

