RN se mantém em 8º no ranking de cheques devolvidos em março |
O Rio Grande do Norte se manteve na oitava colocação no ranking dos cheques devolvidos no mês de março. No entanto, com relação ao mês de fevereiro, houve um aumento de 5,51% no volume de cheques devolvidos no estado. Os números são de pesquisa do Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos.
Considerando apenas os estados nordestinos, o RN fica na quarta colocação, atrás do Maranhão, Sergipe e Piauí.Na classificação regional, o Nordeste tem o segundo maior índice de cheques devolvidos, 3,39%. A Região Norte possui a maior porcentagem, 4,63%, e a Região Sudeste a menor, com 1,68%.
Em todo o país, nos três primeiros meses de 2010, a inadimplência com cheques alcançou 1,92%, o menor patamar no trimestre desde 2005, quando a taxa foi de 1,74%.
Ao todo, foram pouco mais de 5,4 milhões de cheques devolvidos para mais de 281 milhões compensados, sendo que o valor médio das dívidas com cheques no primeiro trimestre ficou em R$ 1.191,26.
Em março, foram devolvidos 2.119.601 cheques, representando uma inadimplência de 2,04%, ligeiramente ainda acima dos patamares de janeiro e fevereiro deste ano. Segundo o Serasa Experian, a alta é decorrente de uma série de fatores sazonais, que pressionam o orçamento familiar, como o pagamento da última parcela do IPVA, das despesas escolares (matrícula e material) e das férias e eventuais viagens realizadas no início de ano. O número maior de dias úteis em março com relação a fevereiro também contribuiu para o aumento.












