Quatro figuras femininas são homenageadas com Medalha Nísia FlorestaA homenagem foi instituída pelo Decreto 4.071, de 1990 e leva o nome da educadora, escritora e poetisa potiguar |
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) entrega, nesta quarta-feira (08), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta a quatro figuras femininas que se destacaram em suas atuações frente às políticas voltadas para a mulher em Natal. A cerimônia será conduzida pelo prefeito Carlos Eduardo Alves e pela presidenta do CMDM Ildete Mendes, e acontece no Salão Nobre da Prefeitura do Natal, a partir das 10h30.
As homenageadas são Odinelha Silva Targino Bezerra, diretora do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão da Cidade do Natal; a vereadora pelo PDT Júlia Arruda, considerada pela organização Transparência Brasil, a vereadora com a melhor produção legislativa da Câmara Municipal de Natal; a educadora social Marlene Silva de Freitas, ativista e militante feminista do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do RN; e Rosângela Silva do Nascimento, presidenta da Colônia de Pescadores de Natal.
A medalha Nísia Floresta foi instituída pelo Decreto 4.071, de 1990 e é destinada à premiação simbólica às mulheres que, através de sua obra ou atividade, tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou tenham se destacado em ações de interesse social, especialmente voltadas para as mulheres.
Educadora, escritora e poetisa, Nísia Floresta era o pseudônimo da potiguar Dionísia Gonçalves Pinto, pioneira na defesa do feminismo no Brasil, em meados do século 19. Foi a primeira mulher brasileira a romper os limites entre os espaços públicos e privados, publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Ela analisava criticamente a situação em que viviam as mulheres brasileiras e denunciava as diferenças sociais da época.
Fonte: Prefeitura Municipal do Natal

