NATAL EM NATAL

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/08/2010 12h03 - Atualizado em 09/08/2010 12h03

Iberê destaca necessidade de aliar desenvolvimento econômico e infraestrutura

Terceiro candidato ao governo do estado a se apresentaem r na Casa da Indústria nesta segunda-feira (9), o atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) fez um apanhado geral sobre suas metas para os sete temas abordados no seminário Motores do Desenvolvimento do RN (Infraestrutura, Energia, Comércio, Indústria, Turismo, Empreendedorismo e Educação).

Uma das prioridades de Iberê Ferreira de Souza foi a educação. O candidato do PSB planeja reformular a estrutura da rede de ensino do Rio Grande do Norte. Entre as propostas do atual governador estão a implantação da chamada meritocrassia, o aumento da oferta de escolas com tempo integral e a criação de um sistema de avaliação educacional.

"Por meio do sistema de avaliação será possível beneficiar as escolas com a meritocrassia, tanto por resultado quanto pela conservação das instituições. O bônus  pode ser dado por meio do pagamento de um 14° ou 15° salário", explica. De acordo com Iberê o objetivo é chegar a 2014 com o ensino médio do RN classificado com nota 3,5 e o fundamental com 4.

Outro ponto de destaque na apresentação do candidato do PSB foi a adequação da infraestrutura com o desenvolvimento. Iberê projetou a continuidade de recuperação das estradas estaduais, com a meta de construir mais 800 quilômetros nas RNs até 2014, além da necessidade de criar um projeto para a conservação das mesmas.

Ainda nos transportes, o atual governador lançou a proposta da construção de uma malha ferroviária que possibilite a conexão entre os municípios potiguares. Na estrutura de aeroportos Iberê falou sobre os investimentos previstos para a Copa de 2014, além do projeto de erguer um novo aeroporto em Mossoró.
Sobre energia, o destaque foi a transformação do RN em um pólo autosuficiente em energia eólica e que naturalmente vire um exportador da fonte. "Queremos transformar a energia eólica em um fator de desenvolvimento e que nos torne referência", disse o atual governador, que lembrou ainda a participação do estado em um novo leilão, que teve 133 empresas interessadas em implantar projetos em solo potiguar.

O candidato do PSB enfatizou ainda a necessidade do incentivar o empreendedorismo local e atrair mais investidores de fora. "É preciso melhorar incentivos fiscais para atrair investimentos. Ao em vez de limitar, temos que trazer mais empressas", ressalta Iberê.

0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo