IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/08/2010 12h56 - Atualizado em 09/08/2010 12h56

Carlos Eduardo traça metas para desenvolver economia do Estado

Candidato ao Governo do Estado pelo PDT, Carlos Eduardo Alves apresentou nesta segunda-feira (9) suas principais propostas para a economia do Rio Grande do Norte caso assuma o poder estadual. Na sabatina, promovida pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio/RN) e Federação das Indústrias do RN (Fiern), o candidato colocou em pauta suas prioridades e respondeu a perguntas.

Em sua apresentação, Carlos Eduardo mostrou um plano de governo que privilegiaria os seguintes pontos: investimento em infraestrutura; valorização do professor e novos cursos e investimentos na pesquisa para a UERN; criação de centros de alta complexidade em hospitais regionais; política de segurança que seja sempre continuada, equipando a polícia com sistemas de informação.

Para o candidato, com o alcance das metas, a capacidade do investimento do estado passará de 4 % a 10%.  "Pretendo tornar o estado eficaz, propondo um novo modelo de gestão, baseado na transparência, valorização do servidor e reordenamento financeiro", destacou. O candidato do PDT, disse que pretende equiparar o RN aos estados que mais avançam e pretende usar sua experiência como prefeito da capital para isso.

Capacidade de investimento

O primeiro questionamento feito a Carlos Eduardo Alves na sabatina realizada na Casa da Indústria foi sobre a duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró. O candidato do PDT explicou que para realizar obras como essa o passo determinante é aumentar a capacidade de investimento do poder estadual.

Carlos Eduardo lembrou que por ser uma obra de alto investimento financeiro, ela necessita de parcerias para ser realizada. "É preciso fazer o dever de casa, aumentar a capacidade de investimento e assim conseguir as parcerias", explica

Para exemplificar o candidato do PDT citou obras de sua gestão a frente da Prefeitura de Natal, realizadas no bairro de Capim Macio, zona Sul e Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte.

Gás natural

Quando perguntado a rede distribuição e gás do estado e seu fortalecimento como uma fonte para substituir a lenha nas cerâmicas, Carlos Eduardo Alves ressaltou a importância de fazer uma conexão entre os setores. "Esse processo passa pela Potigás. Vamos indicar técnicos qualificados para que seja possível traçar planejamento e metas", avalia.

Além de dar potencial econômico ao interior do estado, o candidato lembrou que com a substituição da lenha pelo gás será possível também diminuir as agressões ao meio ambiente. "Hoje o Seridó, por exemplo, enfrenta um sério problema de desertificação", finaliza.

Turismo


Em relação ao setor turístico, Carlos Eduardo Alves respondeu a questões sobre a ativação da linha aérea Natal-Mossoró e demais ações para potencializar o Turismo no RN. A proposta principal do candidato foi a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e de outro em Mossoró.

O aeroporto é uma questão que deve ser solucionada rapidamente. Sabemos do limite do Augusto Severo. Mossoró, por ser a segunda cidade do RN, precisa de um aeroporto integrado. Deve haver um esforço por parte do governo para realizar essa integração”, disse Carlos Eduardo.

Ainda sobre o setor turístico, o candidato ressaltou a importância de despoluir as praias para mantê-las como fortes entre as potencialidades estaduais. “Nosso turismo precisa de saneamento básico. Nossas praias precisam ser despoluídas”, avalia Alves.

Educação profissional

Perguntado sobre suas propostas para a educação, o Carlos Eduardo disse pretender criar um plano estratégico para o desenvolvimento do setor.

"Nada adianta sem investir na educação. Vamos investir na educação profissional. Equipar as escolas, valorizar os professores, e assim melhorar a qualidade do ensino do RN. Não podemos mais ser lanterninha na questão educação. Vamos trabalhar no meu mandato o binômio educação e infraestrutura”, explica o candidato do PDT.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo