Motores do Desenvolvimento: Rosalba Ciarlini destaca prioridades para a economia potiguar |
A candidata Rosalba Ciarlini (DEM) participou nesta segunda-feira (09) da sabatina promovida pelo Sistema Fecomercio e Fiern, em parceria com a Tribuna do Norte e o grupo RG Salamanca, com os candidatos ao Governo do Estado, no auditório da Casa da Indústria.
A sessão de perguntas à candidata do Democratas foi iniciada com um questionamento sobre a construção do Porto do Mangue, no município de Macau.
Rosalba destacou que não poupará esforços para viabilizar a obra e ressaltou que tudo depende da "vontade política". "Vamos buscar tirar as pedras e resolver os possíveis entraves para a construção do porto", disse.
Energia eólica
Em seguida, Rosalba Ciarlini foi questionada sobre os investimentos em energia eólica. Para a candidata do DEM é preciso desenvolver um programa menos burocrático, de forma que mais empresas possam chegar e investir no estado.
Rosalba ressaltou que o mercado de energia eólica já existe e precisa de atenção. "É preciso criar um setor específico dentro do governo para tratar do tema energia de maneira geral", explica.
Aeroporto e ZPEs
Rosalba destacou a importância das ZPEs e do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que representarão um grande salto no desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte.
“O aeroporto de São Gonçalo do Amarante e as ZPEs serão fundamentais para o crescimento do nosso Estado. Precisamos encaminhar investimentos, oferecer incentivos para explorar esse potencial”, afirmou a candidata.
Ela também citou a necessidade de se criar um plano para desenvolvimento do entorno da ZPE de Macaíba e do Aeroporto de São Gonçalo.
“Temos que pensar também no plano diretor para a região, para que não haja uma ocupação desordenada daquela área. Proporcionando a instalação de empresas de acordo com as suas características, criando pólos industriais. Tudo isso deve fazer parte do projeto, não apenas a construção em si”, afirmou.
Turismo e Cultura
Quando perguntada sobre suas propostas para o Turismo, a candidata do DEM afirmou que é necessário desenvolver uma linha de organização para garantir a continuidade.
“Precisamos desenvolver o turismo juntamente com o setor cultural, para criar um calendário permanente para o Rio Grande do Norte, com o objetivo atrair turistas durante o ano inteiro e também promover o destino RN fora do Estado”, disse Rosalba.
Comércio
Sobre o tema Comércio, a candidata Rosalba Ciarlini falou sobre a importância de realizar eventuais compras estatais dentro do próprio RN, de forma a promover o desenvolvimento do comércio no estado.
Segundo Rosalba Ciarlini, outro ponto de destaque é a ajuda das entidades empresariais. "Governo não se faz sozinho, se faz com a participação de quem quer que as coisas aconteçam", avalia.
Empreendedorismo
Perguntada sobre como viabilizar o empreendedorismo em âmbito estadual, a candidata do DEM avalia que a geração de empregos é a chave para o processo de crescimento. Rosalba ressaltou que os impostos não vão deixar de ser cobrados, mas alguns podem ser revistos.
Além disso, a candidata do DEM destacou o incentivo às micro e pequenas empresas para entrar no mercado por meio da formalização.












