IPTU NATAL 2026

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/08/2010 13h52 - Atualizado em 09/08/2010 13h52

Iberê encerra sabatina enumerando principais projetos para o governo, caso seja eleito

O candidato à reeleição ao governo do Estado, Iberê Ferreira (PSB), encerrou a sabatina do projeto Motores do Desenvolvimento, evento realizado nesta segunda-feira (09), na Casa da Indústria.

Promovido pelo Sistema Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, Sesc e Senac) e Fiern (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte), em parceria com a Tribuna do Norte e grupo RG Salamanca, o evento ouviu as propostas de governo dos candidatos ao governo Estadual.

Ao ser questionado sobre os investimentos para a área de Energia, Iberê comentou sobre a luta pela refinaria. "Lutamos muito pela refinaria. O que foi possível fazer, fizemos e trouxemos a refinaria Clara Camarão e vamos trabalhar para implantar o pólo petroquímico do RN. Também vamos investir em energias limpas como a solar", disse.

Tecnologia
Iberê Ferreira destacou que não há desenvolvimento sem inovação tecnológica e defendeu a criação de um fundo para tecnologia.

"Já temos a Fapern que possibilita que as empresas possam desenvolver suas ideias. É fundamental que se crie um fundo para tecnologia, pois muitas vezes o governo não dispõe de recursos na hora e no tempo exigido para ser aplicado. Os recursos desse fundo podem vir do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial). O importante é que se tenha os recursos para que se continue desenvolvendo novas pesquisa no RN", destacou.

Infraestrutura
Uma das prioridades enumeradas por Iberê Ferreira de Souza foi a adequação da infraestrutura com o desenvolvimento. Iberê projetou a continuidade de recuperação das estradas estaduais, com a meta de construir mais 800 quilômetros nas RNs até 2014, além da necessidade de criar um projeto para a conservação das mesmas.

Transportes
No setor de transportes, o atual governador lançou a proposta da construção de uma malha ferroviária que possibilite a conexão entre os municípios potiguares. Na estrutura de aeroportos Iberê falou sobre os investimentos previstos para a Copa de 2014, além do projeto de erguer um novo aeroporto em Mossoró.

Ainda sobre transportes, o candidato afirmou que a solução para melhorar o trânsito da capital será criar mais meios de transporte em massa. “Nossa proposta é fazer parcerias com as prefeituras de Natal e da Grande Natal para criar um transporte único para toda a região metropolitana”, afirmou Iberê.

Energia

Sobre energia, o destaque foi a transformação do RN em um pólo autosuficiente em energia eólica e que naturalmente vire um exportador da fonte. "Queremos transformar a energia eólica em um fator de desenvolvimento e que nos torne referência", disse o atual governador, que lembrou ainda a participação do estado em um novo leilão, que teve 133 empresas interessadas em implantar projetos em solo potiguar.

O candidato do PSB enfatizou ainda a necessidade do incentivar o empreendedorismo local e atrair mais investidores de fora. "É preciso melhorar incentivos fiscais para atrair investimentos. Ao em vez de limitar, temos que trazer mais empresas", ressalta Iberê.

Turismo
O candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB) destacou os projetos que vem sendo desenvolvidos na área de Turismo no Rio Grande do Norte e afirmou que as parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para preparar a infraestrutura da cidade para a Copa do Mundo 2014.

“A promoção e divulgação do destino Natal é fundamental para o turismo do RN, não apenas para a Copa 2014, mas para aumentarmos desde já o fluxo de turistas no Estado. O RN já dispõe de parcerias com a iniciativa privada e conta com recursos do Prodetur para investir em infraestrutura da rede hoteleira e da capacitação de mão-de-obra. Na minha gestão, iremos fortalecer essas parcerias”, afirmou o candidato.

Empreendedorismo
O candidato à reeleição ao Governo do Estado, Iberê Ferreira de Souza, finalizou sua participação na sabatina com os governadoráveis destacando as ações do seu governo para alavancar as micro e pequenas empresas.

"Esse é um projeto que já vem sendo desenvolvido. Entre as medidas estão o crédito para o emprendedor individual, qualificação profissional, desburocratização, que é essencial. Já no meu governo estabelecemos que para compras de até R$80 mil, só podem participar as pequenas e micro empresas. O desenvolvimento dos pequenos e micro empresários no nosso estado só será possivel ajuda do Governo. Essa já é uma área que o RN está na frente de muitas áreas do país".


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo