Livro mapeia patrimônio cultural e imaterial dos bairros de NatalA publicação elaborada pelo Sebrae, em parceria com a prefeitura de Natal, destaca as manifestações culturais, artísticas e criativas da capital potiguar. Durante o lançamento, será aberto o Edital de Economia Criativa. |
As manifestações culturais tradicionais e populares, assim como as possibilidades criativas, de 22 bairros de Natal estão reunidas em uma publicação, idealizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Prefeitura de Natal. O livro Patrimônio Cultural e Imaterial de Natal será lançado na próxima quinta-feira (1), na sede da Instituição, a partir das 19h. Durante a solenidade, será lançada a versão 2017 do Edital de Economia Criativa do Sebrae, que chega a terceira edição, favorecendo projetos em sete áreas.
A publicação, como o próprio nome sugere, faz um mapeamento do patrimônio cultural e imaterial da cidade, que vai além do registro documental de bens e elementos simbólicos que dão identidade à cidade. Lança um olhar para o entendimento da dinâmica cultural e da economia criativa produzida em diferentes bairros. A ideia da publicação é fornecer subsídios para condução de políticas públicas que sejam relevantes para o conjunto dessas comunidades.
O livro Patrimônio Cultural e Imaterial de Natal vem sendo elaborado desde 2011, tem 284 páginas e está dividido em quatro sequências, tratando da história de cada bairro, informações e estatísticas sobre os ofícios desenvolvidos na localidade, assim como a relação dos bens. A parte de patrimônio imaterial local destaca os lugares, as expressões e celebrações, além de um quadro sintético das festas que ocorrem na cidade.
"Tentamos fazer um resgate histórico e cultural dos bairros mais expressivos para a identidade da cidade para apresentar e documentar os bens imateriais dessas localidades. Esse conjunto de manifestações forma nosso patrimônio cultural", explica a gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae-RN, Maiza Pinheiro.
Economia Criativa
O lançamento do livro marca também a abertura do terceiro Edital de Economia Criativa do Sebrae, que vai contemplar projetos nas áreas de música, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, editoração e dança. A novidade é a inclusão da categoria artesanato. De acordo com Maíza Pinheiro, o edital deverá contemplar até 40 projetos. Serão disponibilizados R$ 250 mil em cotas específicas para cada uma das sete categorias.
O edital objetiva viabilizar essas iniciativas e, com recurso extra, nas modalidades acesso a mercados e capacitação. Os recursos disponíveis para os projetos selecionados servem para cobrir parte das despesas apresentadas na planilha no momento da inscrição conforme o valor da cota e a natureza da despesa, que deverá estar inserida exclusivamente nessas duas categorias. O valor para cada cota e a data de abertura das inscrições serão anunciados durante o lançamento do edital.
"Com essa iniciativa, o Sebrae espera estimular o crescimento das empresas do setor de economia criativa, através de acesso a novos mercados. Queremos torná-las conhecidas, com produtos diferenciados e com alto potencial inovador", ressalta Maíza Pinheiro.
No ano passado, o edital selecionou 25 projetos nas seis áreas, liberando quase R$ 190 mil para os autores e responsáveis por os produtos culturais. A proposta do Sebrae com o Edital de Economia Criativa é movimentar essa cadeia produtiva ao apoiar financeiramente pequenos projetos ou complementar aqueles em andamento, fortalecendo o fazer cultural no Rio Grande do Norte.
*Fonte: Sebrae RN












